Browsing by Author "Martins, Isabel Maria de Almada de Saldanha da Gama da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Do ego à consciência do docente: Uma contribuição para a formação pessoal e profissional dos docentes do pré-escolar, 1º e 2º ciclo do ensino básicoPublication . Martins, Isabel Maria de Almada de Saldanha da Gama da Costa; Cuevas, Jessica CabreraO propósito desta investigação é compreender a forma de ser, estar, pensar e actuar do docente e como uma prática libertadora criada dentro do sujeito desde a sua formação como docente, pode contribuir para o desenvolvimento profissional e por conseguinte, obter melhores resultados educativos. Assim, este estudo centra-se no ponto de vista pessoal e profissional que os docentes têm sobre si mesmos e como entendem que são vistos por alunos e hierarquias. Para tal, utilizou-se uma metodologia aplicada e descritiva, com a técnica quantitativa e uso de instrumento, o questionário I.B.I.S.P.E., aplicado à amostra composta por docentes do pré-escolar, 1º e 2º ciclo do ensino básico, privado e estatal da zona de Lisboa. Sob o novo paradigma educacional complexo-evolutivo, proposto por de la Herrán (2003), pretendemos aproximarmo-nos a uma alternativa de como podem os docentes desenvolver a sua maturidade de modo a tornarem-se pessoas e profissionais mais libertos do seu ego e por conseguinte com maior consciência. Pelo exposto, propomos na nossa hipótese de estudo, suportada pelos nossos resultados, que a qualidade da educação no ensino pode ser favorecida pela formação e prática do processo de evolução do ego à consciência das professoras e dos professore