Browsing by Author "Martins, Carlos Roxo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A organização da formação docente: uma nova perspectiva centrada na escolaPublication . Martins, Carlos Roxo; Almeida, Ana PatríciaEste estudo centra-se na organização da formação docente centrada na escola e pretende contribuir para uma reflexão e debate alargado sobre esta temática, que se reveste de particular pertinência no panorama atual da educação em Portugal. Cada vez mais é objeto de forte interesse na área da administração educacional, a formação docente centrada na escola. Com efeito, as razões que dão a este tema particular interesse e pertinência prendem-se com a necessidade de implementar o previsto no actual diploma de administração e gestão das escolas no que respeita à definição do plano de formação docente e que prevê que este seja concebido a partir do levantamento de necessidades de formação docente da Escola ou Agrupamento de Escolas (artigo 33º, alíneas d), i) e j) do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril). Com o intuito de contextualizar esta problemática foi traçada uma perspectiva histórica da formação docente em Portugal, bem como uma análise sobre as organizações escolares e a autonomia das escolas. De seguida e com o objectivo de enquadrar metodologicamente o estudo empírico é descrita a metodologia deste estudo. Desta forma, foi realizado um estudo de caso, numa escola de 2º e 3ºciclos do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do concelho de Sintra, onde se procedeu à recolha de dados, junto dos docentes e da direção do agrupamento, tendo-se optado pelo questionário e entrevistas como instrumentos de recolha de dados. Os resultados que sobressaem demostram a existência de dificuldades na adoção de metodologias adequadas para a identificação das necessidades de formação dos professores, bem como um desfasamento entre a resposta dada pela instituição e as reais necessidades e prioridades dos docentes.