Browsing by Author "Machado, Diana Filipa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O erro e o fracasso no processo ensino-aprendizagemPublication . Machado, Diana Filipa; Macara, MariaO presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), tendo como principal propósito a comunicação dos resultados dessa prática pedagógica e a reflexão, a partir da análise de um problema que surgiu no contexto de uma sala de 2º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico. O estudo realizado tem como objetivo identificar e compreender as dificuldades que os alunos têm em lidar com o erro e com o fracasso e que influência têm os agentes educativos - escola e família -, na resolução do problema. Para contextualizar a problemática, definiram-se três questões de investigação: (1) Quais as reações mais comuns face ao erro? (2) O que pode estar na origem destas reações? (3) De que forma a família e a escola influenciam ou contribuem para desmistificar ou sublinhar o erro como um problema? No estudo participaram dezasseis alunos do 2º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, e catorze encarregados de educação. Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa e através de um contacto direto com a turma, da observação participante, do registo em notas de campo, de entrevistas realizadas aos alunos e questionários colocados aos pais, problematizou-se a questão do erro e do fracasso no processo ensino-aprendizagem, analisaram-se as causas da sua rejeição por parte dos alunos e deu-se a conhecer o contributo da escola e da família para a resolução do problema, com exemplos de possíveis procedimentos e estratégias a adotar pelos agentes educativos. Este estudo permitirá perceber que o importante não é errar mas sim o uso que se faz do erro.