Browsing by Author "Macedo, Rui Miguel Pinto de Oliveira Barateiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Concepção de plano de marketing digital para a empresa Viagens El Corte InglésPublication . Macedo, Rui Miguel Pinto de Oliveira Barateiro; Silveira, PauloA internet tem uma capacidade única de ampliar o alcance do marketing e simultaneamente estreitar o seu foco. Através dos canais digitais pode-se ultrapassar as limitações tradicionais, tornando-se assim possível aperfeiçoar a mensagem que se pretende passar e alcançar um segmento de mercado específico. Ter uma estratégia claramente definida ajudará a manter o foco, assegurará que as atividades de marketing estarão alinhadas com os objetivos de negócio e direcionadas para o público-alvo correto. Com este estudo pretendeu-se analisar o plano atual de marketing digital da Viagens El Corte Inglés, e posteriormente apresentar propostas de orientação estratégica para melhorar o desempenho da empresa na componente digital, tendo como focos os principais objetivos da empresa: transformar-se numa referência do mercado digital das agências de viagens e aumentar as vendas online. A metodologia utilizada consistiu na análise do plano atual de marketing digital da empresa, para posteriormente serem apresentadas alternativas estratégicas de melhorias a serem implementadas, sendo essas fundamentadas com a elaboração de propostas e princípios da sua implementação. Concluiu-se então que existem diversas melhorias que devem ser efetuadas no plano de marketing digital da empresa, principalmente no sítio de internet. Neste contexto, deverá ser: 1) implementado um planeamento online com objetivos definidos, 2) feita a integração de uma plataforma para pagamento online, 3) feita a redefinição e melhoria das técnicas Search Engine Optimization e 4) possibiltada a criação campanhas exclusivas para reservas online. A presença nas redes sociais também é tida como essencial, visto que este seria um ponto determinante para a criação de engagement com os clientes e de uma ligação mais emocional com a marca. Concluise ainda que o envio de newsletters por email é outro ponto que deverá ser contemplado na estratégia de melhoria do atual plano de marketing digital, sendo que o seu principal objetivo é o de conseguir conversões, que se transformem em novos clientes e que permitam o aumento da base de dados da empresa. Na implementação desta estratégia na Viagens El Corte Inglés irão surgir alguns obstáculos, sendo que o mais significativo é a resistência à mudança, uma vez que é essencial que a empresa se consciencialize que tem de haver uma aposta muito significativa no marketing digital.