Browsing by Author "Henriques, Carla Maria Paula Magalhães"
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- Competências sociais na multideficiênciaPublication . Henriques, Carla Maria Paula Magalhães; Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaA inclusão de crianças diferentes nas nossas escolas é um processo que para além de educativo e pedagógico, se pretende que seja social e emocional, isto é, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são neste processo um elemento chave para a criação de um ambiente inclusivo de sucesso, que una a parte educativa ao desenvolvimento afetivo e social. Em educação é reconhecida a necessidade de implementar uma pedagogia diferenciada que vá de encontro às necessidades educativas de cada aluno. A colocação dos alunos com multideficiência nas escolas suscita a questão sobre qual o contexto mais eficaz para o seu ensino. As unidades especializadas são o recurso pedagógico especializado da escola destinado a alunos com multideficiência e visam a participação ativa destes alunos no seu processo de aprendizagem e a vivência de experiências de sucesso. É neste contexto que a presente investigação visa a implementação de métodos e técnicas que permitam à criança com multideficiência estimular as suas capacidades interativas e desenvolver interações com os seus pares. Na intervenção recorrer-se-á à implementação de um Programa de Competências Sociais, com recurso a técnicas mediadas por pares. Assim, neste estudo, no que concerne à metodologia, optámos por realizar um estudo de caso, privilegiando a vertente qualitativa que teve por objetivo descrever os efeitos dessa implementação. Os dados foram recolhidos através de entrevistas à Directora de Turma, Encarregada de Educação, observação naturalista e reuniões realizadas com os pares participantes e docentes envolvidos para reflexão conjunta. Durante a implementação do programa os pares quantificaram as interações da aluna e descreveram os seus comportamentos. Os resultados apurados permitem-nos concluir que os pares implementaram o Programa de Competências Sociais e que a sua intervenção contribuiu para o desenvolvimento das intenções comunicativas e aumento das interações da aluna com os pares, com progressivo ajuste ao que é socialmente aceite