Browsing by Author "Gomes, Bruno Ricardo Ferreira dos Santos"
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- Deteção precoce de alterações de desenvolvimento na criança dos 0 aos 3 anos :Publication . Gomes, Bruno Ricardo Ferreira dos Santos; Malheiro, Maria Isabel Dias da CostaO neurodesenvolvimento é um processo dinâmico, complexo, não-linear que, embora apresente etapas previsíveis e sequenciais, é vivido de forma diferenciada por cada pessoa. Considerando que os primeiros anos de vida constituem um período de múltiplas aquisições nas suas diferentes dimensões (Sharma et al., 2021), é também nesta fase da vida que se encontra maximizada a plasticidade cerebral (Papalia & Martorell, 2021). A crescente prevalência de crianças com alterações de desenvolvimento demonstra a necessidade de identificar estratégias que permitam maximizar a deteção precoce destas alterações. Estas estratégias deverão ser desenvolvidas num modelo de Cuidados Centrados na Família, envolvendo uma verdadeira parceria com vista a uma resposta otimizada das necessidades de saúde da criança. Considerando o Modelo Teórico das Transições de Afaf Meleis, as pessoas vivenciam várias transições ao longo do seu ciclo vital (Schumacher & Meleis, 2010), onde a intervenção do enfermeiro se revela facilitadora na vivência do processo de transição de desenvolvimento com sucesso, ao capacitar os pais para a gestão dos períodos críticos de desenvolvimento (Brazelton & Sparrow, 2003) mas também para a maximização do potencial de desenvolvimento da criança. O presente relatório pretende evidenciar o processo formativo de desenvolvimento de competências comuns e específicas de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, bem como das competências necessárias à obtenção de grau de Mestre, ancorado numa metodologia de projeto e sustentado por uma prática reflexiva sustentada na evidência científica. Pretende-se explicitar a análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas e respetivas aprendizagens, com o objetivo da consolidação de uma prática de cuidados especializados verdadeiramente facilitadora das transições vivenciadas pelas crianças entre os 0 e os 3 anos com alterações de desenvolvimento e suas famílias - maximizando o seu potencial na avaliação e deteção precoce das alterações de desenvolvimento, mas também minimizando o impacto destas alterações na sua saúde e bem-estar.