Browsing by Author "Freitas, Hugo Miguel Gonçalves"
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- Sistemas de apoio à decisãoPublication . Freitas, Hugo Miguel Gonçalves; Conceição, Vítor Fernando Plácido daEsta dissertação surge da necessidade da Marinha Portuguesa no emprego das unidades navais no cumprimento da sua missão aumentar a eficiência. Dada a atual conjuntura económica do país existe a necessidade de otimizar a utilização dos recursos gastos a bordo dos navios da Armada, nomeadamente o consumo de combustível durante o trânsito no cumprimento das missões atribuídas aos navios. O cálculo das derrotas a serem percorridas pelos navios deverá, considerar as previsões das condições meteooceanográficas. O problema consiste na resolução de dois desafios, o primeiro prende-se com a modelação do perfil hidrodinâmico do navio e a sua integração no cálculo, o segundo consiste na criação de um algoritmo para determinar a melhor derrota a ser percorrida pelo navio de modo a que este tenha um consumo estimado mais baixo, sendo que no caso desta dissertação, foi escolhido o algoritmo de Dijkstra. Para a executar este trabalho foi necessário dividi-lo em três fases, uma primeira onde os navios foram expeditamente modelados de modo a obter a ordem de grandeza da reação perante os fatores meteo-oceanográficas s, sendo esta reação traduzida numa perda de velocidade; de seguida desenvolveu-se uma metodologia para obtenção de dados meteo-oceanográficos de forma a permitir o cálculo, uma vez que estes devem de ser obtidos de forma rápida e acessível no mar; por último foi criada uma aplicação que permite o cálculo da derrota ótima com recurso às capacidades computacionais existentes a bordo sendo este validado através da análise e comparação de várias derrotas praticadas por navios.