Browsing by Author "Fonseca, Carolina do Carmo"
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- O Impacte dos Social Media Marketing no Brand Awareness das Unidades Hoteleiras: os Hotéis de 4 e 5 Estrelas da Área Metropolitana de LisboaPublication . Fonseca, Carolina do Carmo; Gustavo, Nuno SilvaO conceito de Social Media Marketing pode traduzir-se pelo processo de obtenção de informações nas plataformas digitais, tendo vindo a ganhar cada vez mais importância para o setor hoteleiro, na medida em que cada vez mais hotéis estão a adotar esta ferramenta, devido aos seus benefícios. Considerando a relevância desta temática, esta investigação procura compreender qual o impacte dos Social Media Marketing no Brand Awareness das unidades hoteleiras de quatro e de cinco estrelas da Área Metropolitana de Lisboa. Numa primeira instância, este estudo pretende compreender o contexto em que se inserem os Social Media Marketing na hotelaria, sendo para tal desenvolvida uma profunda pesquisa de revisão bibliográfica, na qual se deve garantir que as fontes utilizadas sejam adequadas e atuais. A investigação visa examinar os principais métodos dos hotéis de quatro e de cinco estrelas da Área Metropolitana de Lisboa, no que se refere à forma como estes utilizam os Social Media. Para tal, foi desenvolvida uma análise de conteúdo das redes sociais de alguns empreendimentos hoteleiros inseridos nestas categorias, através da qual foi possível concluir que estes poderiam melhorar o seu aproveitamento nos Social Media, através da publicação diária de conteúdos e da resposta a todos os comentários partilhados nestas plataformas pelos seus seguidores. O inquérito por questionário foi também aplicado e possibilitou a recolha de dados que acrescentaram valor a este estudo. Foi possível concluir que os Social Media Marketing são fundamentais para as unidades hoteleiras aumentarem a sua visibilidade, para criarem relações fortes com os consumidores e para aumentarem as vendas das empresas. Na fase final do estudo foram retiradas todas as conclusões e foi respondida a questão de partida formulada inicialmente, considerando os objetivos definidos nesta dissertação. Apesar desta ser uma ferramenta relativamente recente em Portugal, concluiu-se que os Social Media Marketing estão a ter um impacte positivo no Brand Awareness dos hotéis de quatro e de cinco estrelas da Área Metropolitana de Lisboa, contribuindo para uma melhor interação com os hóspedes e, consequente, fidelização dos mesmos, para a promoção eficaz das marcas hoteleiras e, por fim, para o melhoramento do desempenho financeiro dos hotéis.