Browsing by Author "Figueiras, Rita"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em PortugalPublication . Silva, Marisa Torres da; Figueiras, Rita; Brites, Maria José; Amaral, Inês; Marôpo, Lidia; Santos, Sílvio Correia; Jerónimo, Pedro; Santo, Paula Espírito; Pacheco, LilianaAs práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra os seus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo de media noticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.
- Between traditional and social media: news repertoires in PortugalPublication . Silva, Marisa Torres da; Marôpo, Lidia; Brites, Maria José; Jerónimo, Pedro; Figueiras, Rita; Espírito Santo, Paulo; Santos, Sílvio Correia; Pacheco, Liliana; Amaral, InêsIn the study reported in this article, the diverse news media repertoires in Portugal are investigated using a Q-methodological approach. We analyse the participants’ perceptions of the experienced values of the cross-media news landscape (Schrøder, 2012) and identify seven news media repertoires: quality media lovers (R1); broadcast media consumers (R2); television news addicts, press consumers and social media avoiders (R3); news snackers (R4); online based-media and social media addicts (R5); online newspaper lovers and radio news avoiders (R6); and television, press and social/online-based media consumers (R7). A preference for traditional media, especially television, and increasing use of social media, constitute the salient features of the Portuguese national news repertoires.