Browsing by Author "Ferreira, Manuel Maria de Queiroz Reis Pires"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A criação de uma marca agrícola: o Melão da AmarelejaPublication . Ferreira, Manuel Maria de Queiroz Reis Pires; Freire, JoãoO presente projeto profissional tem como finalidade a criação de uma marca em parceria com a empresa Planície Verde. Esta empresa atua na área agrícola, fornecendo ao mercado interno e externo produtos como melão, meloa, melancia e alface. Atualmente, os desafios que esta área enfrenta são cada vez mais rigorosos e difíceis, sendo a falta de água um dos temas do dia-a-dia. É, portanto, crucial encontrar soluções inovadoras ou até olhar para o passado e replicar formas de trabalhar do antigamente mas claro melhorando-as e adaptando-as às especificidades do século XXI. Foi através de um brainstorming que surgiu a ideia de replicar as técnicas de produção no Alentejo seco de antigamente, antes da facilidade de regadio. Aí nasce a marca “Melão da Amareleja”, uma produção em sequeiro com 0% de utilização de plástico para a produção do fruto e com uma redução de 95% de utilização de água para rega, quando comparado com uma produção de regadio. Após uma revisão da literatura sobre os temas cruciais para a realização deste projeto, estipulou-se o objetivo geral e os objetivos secundários. De forma a responder aos mesmos, foi desenvolvida uma metodologia que tem por base a realização de dois focus group com diferentes faixas etárias. Concluindo que a criação de uma marca de commodities no mercado português é bem rececionada pelo consumidor final quando bem implementada.