Browsing by Author "Ferreira, Joaquim Armando Gomes"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Ambiente institucional: construção e estudo exploratório de um questionário em contexto de ensino superiorPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Ferreira, António Gomes AlvesAliteratura sobre ensino superiortem dado destaque ao estudo do ambiente institucional, indicando que as perceções dosestudantes acerca da qualidade dos ambientes institucionais apresentam impacto no seu ajustamento e desenvolvimento.Com este estudo pretendeu-se desenvolver um questionário para avaliara perceção do estudante sobre o Ambiente Institucional(Questionário doAmbiente Institucional -QAI). Assim, partimosda análise de conteúdo de entrevistas realizadas a 31 estudantes e doseuconfronto com a literatura. A versão final do QAIresultou numa solução de doisfatores,com níveisde consistência interna bastante aceitáveis: Estímulo Intelectual(α=.90),Sentimento de Comunidade (α=.88).Palavras chave: QAI, construção, estudo exploratório.
- Dinâmica da interação professor-estudante em contexto de ensino superior: construção e estudo exploratório do questionário da interação professor-estudantePublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Ferreira, António Gomes AlvesO presente estudo procurou, a partir da análise das perceções de professores e estudantes do ensino superior sobre o que são para si interações de qualidade, construir o Questionário da Interação Professor-Estudante (QIPE). Para o efeito, partimos da análise de conteúdo de entrevistas realizadas junto de 31 estudantes e de 21 professores e do seu confronto com a literatura. A versão final do QIPE resultou numa solução de três fatores, com um nível de consistência interna bastante aceitável: Gestão da Relação Pedagógica (α=.90), Contacto com os Professores (α=.87) e Perceção de Suporte (α=.84).
- Família e ensino superior : que relação entre dois contextos de desenvolvimentoPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando GomesO presente artigo explora, através de uma revisão da literatura, os contributos do contexto familiar para o desenvolvimento psicossocial do indivíduo e o seu ajustamento aos contextos de vida, com especial relevo para o jovem adulto em contexto de ensino superior. A análise dos estudos permite identificar características familiares que se constituem em facilitadores ou entraves aos processos de desenvolvimento psicossocial e aos processos adaptativos dos indivíduos ao contexto do ensino superior.
- Student empowerment in higher education through participatory evaluationPublication . Soeiro, Dina; Figueiredo, António Dias de; Ferreira, Joaquim Armando GomesThis paper is concerned with sharing between students and teacher the power to manage a course that engages heterogeneous student populations in a blended learning environment in higher education. Our aim is not just to see how the students can be empowered to act autonomously, but rather to understand how they can fare as full partners of the course management experience. To this end, we engage them in a cultural transformation based on strategies that promote their participation in their own learning and evaluation. This is done with the help of the evaluation star, an ideogram we have developed to support these strategies. Our study draws on principles proposed by Dewey, Freire, Knowles, Mezirow, and Fetterman, and follows a research approach based on two action research cycles that involve different courses, subjects, and students. Our study, which can be seen as a proof of concept, shows that the students have learned to evaluate and accept evaluation, share critical reflections, and take responsibility for their contributions. They have also participated democratically in their learning process and have built change, quality, and competent collective learning.