Browsing by Author "Fernandes, Diana Raquel Gonçalves"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.Publication . Fernandes, Diana Raquel Gonçalves; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-; Loff, Philippe Bernard, 1955-Este relatório final engloba a descrição, reflexão e conclusões acerca das experiências de estágio em EPE e em 1.º CEB, assim como de todo o percurso formativo que me trouxe até aqui. As experiências-chave que selecionei estão relacionadas com o estudo investigativo com recurso à Abordagem de Mosaico realizado em EPE, a importância da parceria escola-família e o trabalho de projeto também em EPE, as Unidades de Ensino Estruturado com recurso à metodologia TEACHH e a importância da arte no ensino, ambas relacionadas com o estágio em 1.º CEB, e, por último, uma reflexão acerca da articulação curricular entre EPE e 1.º CEB. A ideia que une todos os pontos deste relatório é um olhar global sobre estes dois níveis de ensino. Ao longo do texto vai sendo referida a importância de ter sempre presente o passado e futuro próximos das crianças, olhando o percurso escolar como uma trajetória contínua e não como um salto entre níveis. O outro eixo condutor deste texto refere-se à pertinência e relevância da reflexão na e sobre a prática docente. É importante refletir para adaptar, aperfeiçoar e evoluir.
- Reflexão acerca do ensino do algoritmo da divisão inteira : proposta didáticaPublication . Fernandes, Diana Raquel Gonçalves; Martins, Fernando Manuel LourençoA divisão é uma das operações que os alunos têm mais dificuldades e professores/as mais mnemónicas dão aos alunos. A compreensão global, procedimental e conceptual, é fundamental para o sucesso do seu processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, com este artigo pretende-se apresentar uma proposta didática para as fases de ensino do algoritmo da divisão inteira. Inicialmente será feita uma breve contextualização onde se expõem as ideias e teorias que lhe servem de base e, de seguida, apresenta-se uma proposta exemplificada e ilustrada.