Browsing by Author "Domingos, Mariana Oliveira Santos de Matos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Femvertising: o empoderamento feminino e a representação da mulher na publicidadePublication . Domingos, Mariana Oliveira Santos de Matos; Morais, João Daniel Faria Gomes, 1973-Durante largas décadas a mulher foi representada de forma sexualizada e subjugada pela publicidade, uma tendência que se tem vindo a querer alterar pela nova tendência de representar a mulher na publicidade contemporânea. A mulher deixou de aceitar comportamentos repressivos e ofensivos, muito devido aos movimentos sociais como o feminismo e, mais tarde, o femvertising, uma estratégia de marketing usada pelas marcas que pretendem inspirar o empoderamento feminino, desafiando estereótipos de género nas suas narrativas. Esta dissertação surge no âmbito dessa representação, procurando perceber de que forma as mulheres conseguem ou não se sentir representadas e empoderadas pelos atuais anúncios publicitários e, se o recurso a técnicas de empoderamento feminino tem influência no momento de decisão de compra. O objetivo não passou unicamente por perceber se essa representação efetivamente existe, mas procurou também relacionar-se com aspetos como a forma orgânica (ou não) como surge, a evolução da representação e, também, a atenção fornecida a este tipo de estratégias. Com recurso a uma pesquisa qualitativa, foram entrevistadas 16 mulheres, de diferentes idades, escolaridades e áreas profissionais e com áreas profissionais. As participantes visualizaram oito publicidades atuais, procurando depois perceber as suas opiniões quanto ao empoderamento feminino, liberdade, equidade, e poder de escolha. Percebeu-se que ainda existe um longo caminho para uma fiel representação feminina na publicidade e, embora se verifique um esforço de inclusão e, as mulheres consideram que muitas marcas adotam estas estratégias com finalidades unicamente comerciais. Concluiu-se ainda que na publicidade (e na vida) as mulheres procuram ser representadas de forma igual aos homens, sem terem de se destacar para serem reconhecidas. Percebeu-se de igual forma que a adoção de estratégias de femvertising por parte das marcas faz com que as mulheres considerem a aquisição de produtos/serviços dessas mesmas entidades.
