Browsing by Author "Dias, Érica Sofia Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O uso das novas tecnologias no ensino do portugês: algumas propostas didáticas com recurso ao programa VideoScribePublication . Dias, Érica Sofia Teixeira; Custódio, Pedro Balaus, 1964-O presente relatório final de Mestrado, pretende evidenciar algumas propostas didáticas no âmbito da motivação para a leitura, através das mesmas pretendo ainda demonstrar de que forma a motivação social, o uso das novas tecnologias bem como o recurso de atividades práticas influenciam o desempenho de uma turma de 4º ano em atividades de motivação para a leitura. Nele contempla uma investigação intitulada de “O uso das novas tecnologias no ensino do Português: algumas propostas didáticas com recurso ao programa VideoScribe”, desenvolvida com dezasseis crianças de uma turma do 4º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Distrito de Coimbra. Numa primeira fase, pretendi aproximar-me da realidade da turma, pois só assim conseguiria compreender quais os aspetos que motivam os alunos para a leitura. Já numa segunda fase, e tendo em conta que o gosto pela leitura é sempre influenciado pelas experiências de vida do leitor, planifiquei e coloquei em práticas duas intervenções com o intuito de compreender se a motivação social, bem como os interesses pessoais iriam influenciar de forma positiva ou negativa esta investigação. Numa terceira fase, sabendo que a motivação para a leitura é um trabalho contínuo, e que cabe a cada leitor encontrar o estilo, mais adequado às suas necessidades e gostos, foi desenvolvida uma terceira intervenção, intitulada “Lê e conta-me como é”. Esta intervenção teve como principal objetivo expor a turma a uma variedade de livros para que possam desenvolver as suas preferências. Considero esta temática pertinente na medida em que me permitiu compreender, não só a importância do desenvolvimento de atividades dinâmicas que estimulem o gosto pessoal pela leitura, como também compreender que o gosto pela leitura irá influenciar o desempenho do leitor não só a nível académico, mas acima de tudo, enquanto cidadão, cidadão esse que se quer ativo e participante na sociedade. Permitiu-me ainda, perceber que o gosto pela leitura deve ser desenvolvido desde muito cedo, de uma forma natural, sendo que se torna crucial a existência de bons exemplos de leitura na vida da criança.