Browsing by Author "Correia, Andreia Sofia Sequeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Papel dos Social Media na Satisfação com a Decisão de Compra de SmartphonesPublication . Correia, Andreia Sofia SequeiraCom a efervescência do digital, o processo de tomada de decisão do consumidor ganha, hoje, novos contornos, passando a ser também mediado de forma electrónica. Os modelos apresentados pela literatura têm revelado não se adequar à realidade actual, pautada por fenómenos digitais com força suficiente para condicionar a forma como os consumidores decidem e compram. Um desses fenómenos são os Social Media, que hoje ocupam um lugar de destaque na vida dos internautas e permitem a partilha e a comunicação com os seus pares e familiares. Assim, perante comportamentos como o ROPO (Research Online, Purchase Offline), cada vez mais frequentes, os Social Media exercem influência sobre o comportamento de compra e serão um potencial moderador da tomada de decisão. A presente investigação pretende apurar se os Social Media são tidos em consideração e contribuem para a satisfação com a tomada de decisão de compra do smartphone. Para tal, efectuou-se uma pesquisa quantitativa, aplicando um inquérito a 498 indivíduos portugueses. Os resultados mostraram que a maioria dos consumidores de smartphones não recorreu aos Social Media para a sua tomada de decisão. Contudo, a investigação indicou que a procura de informação e a avaliação de alternativas nos Social Media influenciam positivamente a satisfação com a decisão de compra do smartphone. O consumidor de smartphones acumula vários papéis de compra (decisor, comprador e utilizador) e preza, essencialmente, as fontes pessoais, descurando, de alguma forma, as fontes públicas, as fontes comerciais e as fontes experimentais.