Browsing by Author "Coelho, Pedro"
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- A liderança e a autoeficácia no contexto militar e civil: estudo comparativo do desenvolvimento de competências num exercício de campoPublication . Coelho, PedroO objetivo do presente estudo foi comparar o desenvolvimento de competências entre os militares e os civis no Seminário de Liderança (SL), assim como, investigar o impacto do SL nas variáveis em estudo, designadamente os estilos de liderança transformacional, transacional e laissez-faire e a autoeficácia em liderança. Neste estudo, de caráter exploratório-descritivo, foi utilizada uma metodologia mista. Os dados foram obtidos, numa primeira fase, mediante a utilização da técnica de inquérito por questionário com base na escala Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) constituída por 21 itens e na escala Leadership SelfEfficacy (LSE) constituída por 17 itens. O questionário de 38 questões fechadas foi aplicado a uma amostra de 99 participantes (37 militares e 62 civis) em quatro SL realizados entre os meses de março e novembro de 2015, cada um com a duração de dois dias. Numa segunda fase recorreu-se à técnica de entrevistas, constituída por quatro perguntas semiestruturadas, que foram aplicadas a 16 participantes do SL. As escalas utilizadas foram submetidas a análises fatoriais exploratórias no programa SPSS. Com recurso às medidas descritivas, aos testes t-Student e ao estudo correlacional, foi efetuada a comparação entre os militares e os civis das variáveis em estudo. Foi também investigada a evolução das variáveis em estudo dos participantes, bem como o estudo da relação entre os estilos de liderança e a autoeficácia em liderança. Os dados analisados permitiram concluir que existe uma correlação significativa positiva entre a liderança transformacional e transacional e a autoeficácia em liderança. Observou-se também que os militares e civis possuem estilos de liderança semelhantes. No entanto, os militares possuem níveis significativamente superiores de autoeficácia em liderança. As contribuições do estudo para a literatura reforçam a relevância da autoeficácia em liderança dos líderes e a importância que os exercícios de campo representam para o desenvolvimento de líderes.
- Management Models of the Manila Clam (Ruditapes philippinarum) Fisheries in Invaded European Coastal SystemsPublication . Coelho, Pedro; Carvalho, Frederico; Goulding, Thomas; Chainho, Paula; Guerreiro, JoséThe Manila clam (Ruditapes philippinarum, Adam & Reeve 1850) is a non-indigenous species that was introduced in Europe (France) in the 1970s for commercial purposes, and reached Portugal in the 1980s. Currently, it occurs in several European coastal systems, from the Bay of Biscay to the north Mediterranean. In Portugal, it is present in estuarine systems and coastal lagoons from the north to south, such as Ria de Aveiro, Óbidos Lagoon and Sado estuary, but a sharp rise in the prevalence of this species in the largest Portuguese estuary, the Tagus, resulted in the exponential growth of the number of harvesters and, consequently, an increase in the illegal exploitation of this resource. At least 1700 harvesters were estimated in this system and an annual catch volume of between around 4,000 and 17,000 t which corresponds to an annual value around €10,000,000 to €23,000,000 of sales. There is a general failure to comply with current legislation, both in relation to harvesting and marketing, as well as constraints arising from spatial planning instruments in force on the estuary. The failure to comply with sanitary standards for the exploitation and trade of bivalve mollusks presents a risk to public health and a social-economic issue resulting from this activity. The goal of this study is to propose management models for this activity with the aim of contributing to create a legal framework in which sustainable harvesting can be achieved, in the different systems where exploitation occurs. In order to accomplish this goal, the current state play, legal framework, regulation for harvesting and trade and relevant spatial planning instruments in Portugal are analyzed. In order to ascertain an adequate national management strategy, a variety of case studies in France, Spain and Italy were studied. The outcome is a management model which includes a co-management strategy of concessions as well as a mixed regime with concession areas and free areas. The creation of specific regulations; implementation of a co-management model with the active participation of harvesters; science-based regulation of a closed season and maximum daily quotas and an improved surveillance of the activity are recommended.
- Novas tecnologias da informação e comunicação: O Sistema de Informação e Comunicações Tático em apoio às unidades de manobraPublication . Coelho, PedroEste Trabalho de Investigação Aplicada estuda o impacto do Sistema de Informação e Comunicações Tático (SIC-T) e do Battlefield Management System (BMS), a desenvolver pelo Exército Português, no apoio às unidades de manobra. A recolha de informação e a sua análise foram realizados através de entrevistas a quatro oficiais da arma de Transmissões, conhecedores dos projetos SIC-T e BMS. Fizeramse também entrevistas a três oficiais da arma de Cavalaria que já trabalharam com um BMS, mais precisamente o Kosovo Force Tracking System (KFTS). A experiência e conhecimento atual dos projetos por parte dos oficias de transmissões foi -nos fundamental para a realização deste trabalho. A experiência dos oficiais de Cavalaria em trabalhar com um BMS foi igualmente importante, uma vez que o seu testemunho por terem trabalhado com este sistema ajudou-nos a compreender melhor a importância de existência de um sistema semelhante no Exército Português. O SIC-T, como aplicação prática dos conceitos de guerra centrada em rede, visa ajudar as unidades de manobra no cumprimento das missões atribuídas. Em paralelo com o BMS estes sistemas permitem ter um comando e controlo das unidades subordinadas mais eficaz acelerando a velocidade decisão de quem está a comandar. Foi possível verificar que as limitações financeiras impostas ao nosso Exército também se fazem sentir neste projeto, faltando completar o SIC-T com módulos em relação ao projeto inicial. Corre-se o risco de o projeto ficar desatualizado quando estiver concluído. A estrutura hierárquica não é afetada com estes sistemas. Seria uma possibilidade devido à facilidade de troca de informações com a utilização destes sistemas, mas que não se confirmou. É apenas a forma de comandar que sofre alterações existindo uma abordagem mais rápida às situações.
- Projecto e Observação de obras geotécnicas: Soluções de estabilização de taludes acomodando infraestruturas em exploraçãoPublication . Coelho, PedroExistem inúmeros tiposde estruturas de contenção e estabilização aplicadas em taludes rodoviários. Com a presente dissertação, pretende-se descrever os principaiscritérios e procedimentos inerentes à concepção e, consequente execução, de um projecto de contenção e estabilização distinto dos geralmente utilizados em território nacional, numa situação de escorregamento consumado. A complexidade de adopção de uma estrutura de contenção e estabilização face ao acontecimento mencionado e envolvida na necessidade de garantir a circulação rodoviária nas vias de circulação não atingidas pelo escorregamento, determinou a utilização de variadas soluções construtivas, empregando tecnologia moderna no domínioda geotecnia. O projecto em análise contempla essencialmente a execução de trabalhos de estabilização/tratamento do solo, de escavação, de aterro, de fundações profundas, de drenagem e de uma estrutura de contenção. As soluções utilizadas para a realização dos trabalhos referidos são diversificadas, incluindo tecnologia de jet grouting, microestacas, contenção recorrendo a big bags e execução de pavimento. Para além da descrição da campanha realizada, apresentam-se fundamentos teóricos necessários à compreensão das técnicas abordadas e realiza-se uma apreciação de carácter qualitativo às várias soluções adoptadas. Um projecto deste tipo deve garantir a máxima segurança nos mais variados parâmetros. Neste sentido, para além das medidas padrão utilizadas e da procura de soluções com um contributo indispensável para a segurança, foi adoptado um plano de instrumentação e observação, com recurso a vários instrumentos de monitorização. O dimensionamento de uma estrutura de contenção requer conhecimentos na área da mecânica dos solos. Deste modo, pretende-se elucidar o leitor acerca das teorias clássicas utilizadas no cálculo de impulsos, de modelos de colapso de maciços e da legislação utilizada num projecto geotécnico desta natureza.