Browsing by Author "Carneiro, Gabriela Abrantes de Pinho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de um sistema organizado de contabilidade de gestão na empresa Sinalarte, LdaPublication . Carneiro, Gabriela Abrantes de Pinho; Carvalho, Wander Manuel Gaspar Brás deA audaz e célere competitividade e a evolução descomedida e frenética dos mercados, evidenciada atualmente no tecido empresarial e fruto do fenómeno globalização, revelam um fator de risco e preocupação tida em consideração pelas organizações que se vêm obrigadas a adotar várias medidas para se manterem competitivas, evoluídas e capazes de responder a alterações repentinas em mercados concorrenciais. Para responder prontamente a este tipo de questões as organizações necessitam de possuir um produto capaz de satisfazer as necessidades do cliente, que contenha todas as funcionalidades e qualidades que o mesmo deseja, a um preço atrativo e, se possível, mais baixo que as empresas concorrentes. É perentório, portanto, que as organizações estejam providas de mecanismos que garantam o controlo dos processos internos e a qualidade do produto e/ou serviço disponibilizado ao cliente. Revela-se crucial que as organizações revejam constantemente o seu processo produtivo, a qualidade que incorpora ao produto e ainda os custos associados a todo o processo. A contabilidade de gestão vem auxiliar a empresa no controlo dos custos dos produtos e dos processos internos, aplicando métodos ajustados à realidade de cada organização que exibem os custos por produto, processo ou centros de atividade, e ainda aplica ferramentas que permitem a elaboração de indicadores que apresentam uma análise de sensibilidade operacional, económica e financeira de curto prazo. O presente relatório propõe um modelo de repartição dos custos e apresentação de resultados, consequentes da aplicação de metodologias e técnicas de contabilidade de gestão numa organização que opera na indústria de sinalização. Da execução deste projeto, destaca-se o apuramento do custo de uma gama de produtos da empresa, a distribuição dos custos globais por centro de atividade e ainda uma análise de custo, volume e resultado tanto para a gama de produtos em estudo como para cada centro de atividade e globalidade empresarial.