Browsing by Author "Brito, Jaime"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promoção da Academia Militar e incentivos à candidaturaPublication . Brito, JaimeOs actuais Estabelecimentos de Ensino Superior (EES) atravessam um período marcado por um mercado cada vez mais competitivo por potenciais candidatos. Neste sentido, as instituições têm levado a cabo um conjunto de alterações ao nível do paradigma comunicacional para promoverem a sua imagem e a sua visibilidade pública. Paralelamente, assistimos a uma revolução ao nível das tecnologias de informação e comunicação (TIC), em que a internet ocupa um lugar de destaque entre os jovens. A capacidade de atrair candidatos, tendo em conta as vantagens que a internet apresenta, leva a que seja imperativo a presença de um sítio institucional nesta plataforma de comunicação. Desta forma, o presente trabalho analisa o sítio internet da Academia Militar (AM), do ponto de vista da respectiva usabilidade. Neste sentido, o trabalho divide-se em duas partes distintas. A primeira parte estabelece todo o enquadramento conceptual em que se suporta o estudo, e a segunda parte focaliza-se especialmente na avaliação do sítio internet da AM, bem como, das suas congéneres. A metodologia concilia abordagens qualitativas e quantitativas, pois, por um lado, foi necessário recorrer à análise documental para construir uma grelha de análise adequada aos objectivos; por outro lado, construiu-se um questionário de avaliação heurística destinado a avaliar a usabilidade dos sítios internet em causa, sendo este tratado quantitativamente. Além disso, utilizaram-se ainda outros dados quantitativos, como as estatísticas de acesso ao sítio da AM. Desta análise, verificou-se que o sítio internet da AM tem sido uma importante fonte de informação da AM junto dos seus públicos, e que ao nível da usabilidade se encontra, bem classificada, porém, alguns melhoramentos ao nível da estética, recursos multimédia e de interactividade, traduziriam uma mais-valia.