Browsing by Author "Botelho, Fernanda"
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- O digital e a aprendizagem de português língua não maternaPublication . Botelho, Fernanda; Rodrigues, Maria RosárioNeste artigo, procuraremos evidenciar as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas dos alunos que têm Português como Língua Não Materna. O artigo tem um caráter exploratório e propõe-se, a partir de alguns argumentos discutidos na investigação sobre as TIC na aprendizagem das línguas, apresentar sugestões não só de utilização de recursos disponíveis na Internet, bem como de produção de materiais digitais.
- A investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Filipa; Rodrigues, Maria Rosário; Botelho, FernandaO estudo que deu origem a este artigo, “Fluência de leitura em voz alta – Contributo da utilização de podcasting para o seu desenvolvimento” surgiu no âmbito do curso de Mestrado em educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a unidade curricular de Estágio III. O seu objetivo foi compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se criar um ambiente motivador para o desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso a uma das ferramentas da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência – “Conta-nos uma história…” Os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts, reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo com a divisão das falas. A audição dos podcasts e a discussão gerada entre os grupos permitiu debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho. Este projeto permitiu perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a leitura oral e que o recurso ao podcasting foi um importante motor de aprendizagem e desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta pela tomada de consciência dos aspetos associados à mesma – velocidade e precisão de leitura e entoação.
- Materiais digitaisPublication . Botelho, Fernanda; Rodrigues, Maria Rosário
- O PNEP na região de Setúbal: percursos, histórias e parceriasPublication . Sequeira, Ana Pires; Botelho, Fernanda; Camacho, Helena
- PNEP: contributos para o desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Botelho, Fernanda; Sequeira, Ana Pires; Solla, LuísaO Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) é um programa de forma-ção para professores do 1º ciclo do Ensino Básico com uma forte coesão a nível nacional no que se refere ao seu formato programático - conteúdos e metodologia global de execução, mas cujo desenvolvimento regional permite a cada instituição uma marca pessoal conforme à identidade profissional e formativa. Deste modo e a partir de uma breve caracterização deste programa de formação, que se perspec-tiva em duas vertentes – formação de formadores e formação contínua de profes-sores, neste artigo evidenciaremos margens de autonomia e inovação no desenvol-vimento do PNEP no Núcleo Regional de Setúbal que, em nossa opinião, consti-tuem marcas expressivas da profissionalidade docente dos professores envolvidos neste programa. Neste contexto, destacaremos como marcas de identidade da intervenção deste núcleo o desenvolvimento da competência comunicativa e da competência profissional dos professores, reflectidas na concepção e organização do portefólio e na participação na Sessão Plenária Regional. Apresentaremos alguns exemplos destes dispositivos de formação, avançando um conjunto de argumentos que os sustentam por si, analisando por que constituem margens de autonomia na consecução do PNEP a nível regional e por que razões consideramos a sua utilização inovadora e favorecedora do desenvolvimento profissional.
