Browsing by Author "Barreira, Ana Sofia de Araújo Machado"
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- A pessoa com pensamento comprometido - Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem em Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Barreira, Ana Sofia de Araújo Machado; Carvalho, José CarlosO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio de natureza profissional com relatório – Módulo II, parte integrante do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, com início em fevereiro de 2022 e término em julho de 2023. A análise reflexiva sobre o percurso académico permite demonstrar o processo de aprendizagem de saberes e aquisição de competências comuns e especificas na área da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. A construção deste relatório baseia-se nos objetivos definidos para a Unidade Curricular consolidados no estágio decorrido entre 07/02/2023 a 13/06/2023, em contexto de internamento de pessoas em fase de descompensação clínica aguda da doença mental, contexto comunitário e contexto de respostas diferenciadas. O relatório é sustentado em evidência científica atual, com reflexão na ação e descrição do processo de obtenção de competências descrito ao longo de oito capítulos, que constituem este relatório: introdução, enquadramento conceptual do tema do relatório, caracterização dos três contextos de estágio, seguindo-se um capítulo, para cada contexto, dividido em 7 subcapítulos, que descrevem o respetivo plano de cuidados de enfermagem e, ainda, um capítulo onde são descritas as principais atividades que permitiram adquirir e consolidar as competências de enfermeiro especialista. Na síntese final do relatório é apresentada uma análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas ao longo do estágio, suportadas na melhor evidência científica. Importa referir que os planos de cuidados foram elaborados de acordo com a Ontologia de Enfermagem, com recurso à plataforma pedagógica e4nursing, com foco nas alterações da cognição. Adotamos uma metodologia descritiva, analítico-reflexiva, baseada na pesquisa bibliográfica em bases de dados científicas e nas oportunidades de aprendizagem com que nos deparamos no decorrer do estágio. No sentido de desenvolver e adquirir competências especializadas específicas foi necessário aprofundar conhecimentos e treinar técnicas de comunicação, de intervenção psicoterapêutica de enfermagem e de elaboração de planos de cuidados baseados na Ontologia de Enfermagem. Concluímos que este foi o início de um processo de aprendizagem que se quer contínuo e que permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências especializadas em cuidados de saúde mental, visando a excelência dos cuidados especializados de enfermagem. O exercício profissional em Saúde Mental e Psiquiátrica é um bom exemplo da mais-valia do trabalho em equipa e um dos espaços simbólicos do reforço da relação enfermeiro-pessoa alvo de cuidados, entre quem cuida e quem é cuidado, como evidenciado neste percurso formativo