Browsing by Author "Baptista, Diana Rita Aguiar"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação com clientesPublication . Baptista, Diana Rita Aguiar; Andrade, Maria Cláudia Perdigão Silva Mendes, 1971-O presente trabalho constitui-se como um relatório de estágio efetuado numa empresa familiar de Coimbra, que trabalha na área da publicidade e imagem. O estágio teve a duração de quatro meses (entre 10 de Março e 10 de Julho de 2014) e teve como propósito a elaboração de um estudo de caso no âmbito do mestrado em Marketing e Comunicação, na Escola Superior de Educação de Coimbra. O trabalho desenvolvido centrou-se no tema da comunicação com clientes. Depois de uma reflexão bibliográfica sobre as visões dos vários autores especialistas nas áreas estudadas, analisaram-se as diversas técnicas de comunicação externa utilizadas pela empresa, quais os seus pontos fortes, quais os pontos fracos e quais as perspetivas de futuro e oportunidades que poderá explorar. O que se verificou com o recurso à observação direta, recolha documental, entrevista e questionários de satisfação a clientes permitiu perceber que a empresa comunica bastante com os seus clientes através de diversas técnicas. Os pontos fortes encontrados dizem respeito à boa identificação da empresa, dos seus documentos, instalações e merchandising, ao vasto leque de serviços prestados, à sua boa imagem e reputação, e a uma avaliação global positiva por parte dos clientes, assumindo que confiam e recomendam os serviços da 3LM. Os pontos fracos foram, essencialmente, no campo da comunicação externa, na prestação de serviços e o facto de desaproveitarem alguns, na falta de recursos humanos e tempo de resposta às solicitações, bem como na localização da empresa. No final, foram deixadas algumas sugestões sobre ações que a empresa pode tomar para melhorar a sua comunicação externa.