Browsing by Author "Amaro, Raquel Cristina Pereira Vilhena"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Monte do Zambujeiro: AgroturismoPublication . Amaro, Raquel Cristina Pereira Vilhena; Bilro, RicardoNatural do Baixo-Alentejo e passado um ano no Mestrado de Gestão de Marketing, tem crescido em mim a vontade e intenção de trabalhar e valorizar os recursos existentes na região, visando atribuir-lhe maior visibilidade, potencial e consequentemente maior desenvolvimento económico. Neste sentido, uma das maiores fontes de riqueza que esta região oferece e de onde provem uma forte oportunidade de negócio é o Turismo. Surge assim, a oportunidade pessoal de aliar as minhas duas áreas de formação. Maior interesse próprio é adquirido, por ter oportunidade de desenvolver uma área territorial que viu crescer gerações da qual eu integro. O objetivo será estruturar uma ideia de negócio, desenvolvendo um conceito no âmbito de um Agroturismo, a fim de oferecer aos seus hóspedes uma experiência única, na medida em que, indivíduos provenientes de áreas urbanas poderão, não só, disfrutar do quotidiano da vida rural, como também conhecer os seus recursos e produtos característicos da região, promovendo o conceito “passar tempo em família”, tendo em conta que, muitas vezes a azafama da vida urbana o impossibilita. No que concerne à metodologia a ser implementada, primeiramente, proceder-se-á à recolha de dados secundários, que será efetuada através da revisão da literatura, executando uma pesquisa sobre a evolução dos conceitos envolvidos no projeto em construção, nomeadamente o conceito de Turismo, seguindo-se da forma de como se planeia e se gere a atividade turística. Posteriormente, é essencial realizar uma abordagem no que concerne à temática de Turismo Rural, passando pela noção de Produto Turístico, que nos remete por fim, para a importância e para a noção do Marketing na Atividade Turística. Por fim, no âmbito da recolha de dados primários, numa primeira fase será elaborado um inquérito, com a finalidade de desenvolver um estudo de mercado, procurando perceber qual o publico alvo e naturalmente quais as estratégias mais viáveis para o seu desenvolvimento, a nível global. Seguidamente, serão realizadas entrevistas a pessoas com características do target pretendido, de forma a consolidar as informações provenientes do estudo de mercado e a obter um conhecimento mais específico. Posto isto, é chegada a hora de utilizar as principais ferramentas que trarão maior retorno financeiro ao negócio, com destaque para estratégias de cariz digital.