IPAM - Aveiro
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPAM - Aveiro by Author "Coelho, António"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológicaPublication . Coelho, António; Magalhães, CarlaO Marketing Verde tem vindo a ganhar importância praticamente em todos os ramos de negócio. O Ramo das lavandarias não é excepção, é evidente a abertura de lavandarias ecológicas, que utilizam produtos não prejudiciais ao ambiente, quer a nível nacional ou internacional. Assim sendo, é nessa óptica que desenvolvemos o presente projecto profissional, onde tentamos perceber até que ponto estão os Aveirenses dispostos, a pagar a mais por um serviço de lavandaria ecológico. O que pretendemos verificar com este estudo, é se o investimento numa lavandaria ecológica no Distrito de Aveiro é ou não rentável. Este estudo levou a cabo diversas etapas, onde o primeiro passo foi identificar a problemática deste projecto profissional. O segundo passo baseou-se no estudo de documentos de cariz científico, para que o nosso projecto tivesse uma boa base de sustentação teórica. As temáticas mais abordadas foram o Marketing, o Marketing Verde e Estratégia. Após uma recolha exaustiva de material de fundamentação, ponderamos que o tipo de estudo mais adequado ao nosso projecto seria um estudo quantitativo. Como tal, elaboramos um questionário para que pudéssemos entrevistar os indivíduos residentes no Distrito de Aveiro, pois é neste Distrito que pretendemos verificar a viabilidade de investir numa lavandaria ecológica. Este questionário foi efectuado via-telefone a 300 indivíduos com contactos telefónicos, escolhidos aleatoriamente da lista telefónica do Distrito de Aveiro. O tratamento dos resultados obtidos com os questionários, foi efectuado com o auxílio do programa estatístico SPSS, onde nos foi permitido criar tabelas explicativas onde concluímos que o investimento de uma Lavandaria Ecológica em Aveiro não é rentável.