IPAM - Aveiro
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPAM - Aveiro by Author "Aragonez, Teresa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência da internet na escolha de um destino turísticoPublication . Aragonez, Teresa; Alves, Gonçalo; Dias, FranciscoO enfoque deste estudo prende-se com a influência das TIC, especialmente da Internet, na escolha de um destino turístico, fruto das constantes inovações das TIC e alterações comportamentais que se têm registado nos consumidores, cada vez mais informados e exigentes. Nesta linha de pensamento surge o Plano Estratégico Nacional de Turismo – PENT, que assenta a sua estratégia geral, para os anos de 2006 a 2015, na forte aposta no canal de comunicação Internet, como chave de sucesso para o crescimento e desenvolvimento do sector. Neste contexto, foi definido como objecto de pesquisa, perceber como os consumidores avaliam a Internet como recurso de planeamento de férias, nomeadamente testando a hipótese da nossa dissertação de que a Internet contribuiu, de forma muito significativa, na alteração da forma dos consumidores escolherem os seus destinos turísticos. A revisão de literatura permite analisar a evolução e tendência do uso das TIC, especialmente da Internet, no dia-a-dia dos portugueses, assumindo-se como fundamental no desenvolvimento do sector. São igualmente abordadas as temáticas do Marketing e do Turismo, nomeadamente o Marketing de Serviços aplicado ao Turismo e o papel da imagem na promoção do destino. Para tentar responder às questões propostas pelo estudo, resultantes da reflexão teórica, a investigação empírica recorre a uma metodologia que abrange a análise de conteúdos, bem como a utilização de métodos e técnicas de análise estatística dos dados recolhidos através da aplicação on line de um inquérito. As respostas ao inquérito (342 respostas) permitiram a caracterização de uma amostra e avaliar as suas percepções relativamente à importância da Internet na escolha de um destino turístico. Este trabalho apresenta resultados ao nível dos objectivos definidos no estudo, verificando-se que a grande maioria dos inquiridos usa a Internet como principal fonte de informação para planeamento de férias ou viagens. As principais recomendações vão para a necessidade de profissionalização do sector, e da fusão de sinergias dos intervenientes do sector, que devem encarar a Internet como uma oportunidade e não como uma ameaça.