ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Author "Alvanel, Ana Margarida Penha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O jogo simbólico e a construção da identidade de géneroPublication . Alvanel, Ana Margarida Penha; Marchão, AméliaAo longo deste Relatório refletimos, no quadro da Educação Pré-escolar, a importância do jogo simbólico no desenvolvimento e na aprendizagem da criança e enquanto meio facilitador da educação para a igualdade de género. No enquadramento teórico discutimos o desenvolvimento da criança através de atividades lúdicas e destacamos o jogo simbólico no jardim de infância e a sua importância na educação da criança em prole da igualdade de oportunidades, sobretudo ao nível da igualdade de género. A metodologia utilizada neste estudo foi a Investigação-ação, entendendo-a como oportunidade para estudar o processo pedagógico no jardim de infância e como oportunidade de formação. Durante o estudo promoveram-se atividades enquadradas na temática da Identidade de Género e pudemos concluir que as crianças incluem nas suas brincadeiras diárias “falas” ou “atitudes” que demonstram a diferença de género, às quais é preciso que a Educadora esteja atenta e intervenha para ajudar a criança a desmontar estereótipos de género. Dos dados que recolhemos junto das crianças, concluímos que o seu quotidiano é marcado por estereótipos sociais, sendo de extrema importância ajudá-las a construir ideias e atitudes consentâneas com a igualdade de oportunidades em geral, e de igualdade de género em particular. Dos dados que recolhemos junto das Educadoras pudemos concluir que as profissionais da educação devem apostar cada vez mais em atividades intencionalizadas e planificadas que tornem as crianças cidadãs, mais solidárias e com sentido de igualdade.