AM - CS - CSC - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado
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Browsing AM - CS - CSC - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado by Author "Carreiro, João"
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- Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia MilitarPublication . Carreiro, JoãoEste trabalho de investigação identifica as variáveis preditoras académicas para o desenvolvimento de competências de liderança dos Cadetes Alunos da Guarda Nacional Republicana, na Academia Militar. Foi utilizado um inquérito por questionário, previamente validado e aplicado online, com algumas questões de carater sociodemográfico e com 120 questões, associadas a 24 competências de liderança, para medir a perceção de 163 Cadetes e Aspirantes relativamente às mesmas. Com bases nas respostas dadas, criou -se uma base de dados em Microsoft Excel, à qual se acrescentaram as notas obtidas pelos respetivos alunos a todas as Unidades Curriculares ministradas até ao momento, e procedeu-se ao seu tratamento e análise estatística, com recurso ao Statistical Package for Social Sciences. Dos resultados do estudo, identificaram -se diferenças significativas entre a perceção dos alunos em algumas competências de liderança, relativamente ao ano escolar e ao lugar de curso que ocupam . Registaram -se correlações significativas entre algumas competências de liderança e o ano escolar dos alunos, o tipo de Atividade Circum-Escolar praticado, o estatuto civil/militar, o tipo de estabelecimento de ensino secundário frequentado e o lugar de curso ocupado. Assinalaram-se correlações significativas entre algumas competências de l iderança e as médias académicas e a nota da Informação Comportamental dos Aluno . Com o objetivo de procurar uma variável que contribuísse para o desenvolvimento das competências de liderança durante a vida académica na Academia Militar, concluiu-se que a média do Departamento de Línguas Estrangeir as aparece como variável preditora académica a “consideração”, “autoconfiança”, “comunicação assertiva”, “empatia”, “liderança participativa”, “gestão de conflitos e negociação” “reconhecimento e valorização”, e a Informação Comportamental do Aluno como variável preditora académica da “influência/referência”.