IPS - ESCE – DEG - Comunicações em congressos
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Browsing IPS - ESCE – DEG - Comunicações em congressos by Author "Carvalho, Luísa Margarida Cagica"
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- Assessing entrepreneurial education in higher education in PortugalPublication . Dominguinhos, Pedro; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Ramalho, Nelson; Pereira, RaquelThe main purpose of the paper is to assess how entrepreneurship is developed in Higher Education in Portugal. To accomplish this, we did an analysis of courses related with entrepreneurship offered by Public Universities in Management Degrees. To assess every course, a search on websites of each institution and a content analysis of reports produced by External Committees of Higher Education Performance Assessment were used. Results indicate that entrepreneurship is not a key structuring objective in Higher Education. The governmental authorities overlook entrepreneurship as a goal to be pursuit by Universities.
- Associação entre as dinâmicas da internacionalização e dimensões organizacionais: framework analítico-dinâmico no setor vitivinicultor brasileiroPublication . Júnior, Nildo Ferreira Cassundé; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Bernardo, Maria do Rosário
- Auto-percepção das competências empreendedoras dos estudantes: um estudo do Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Mares, PedroHá um crescente reconhecimento de que o empreendedorismo é uma força motriz na promoção do crescimento económico, competitividade e criação de emprego das nações. Uma vez que o espírito empreendedor de qualquer um pode ser desenvolvido e melhorado, o sistema educacional assume um papel importante na aprendizagem dos alunos a serem empreendedores. Na verdade, o desenvolvimento de competências essenciais, capacidades e atitudes em relação ao empreendedorismo pode contribuir para comportamentos empreendedores. Este trabalho tem como objectivo avaliar o nível de perfil empreendedor dos alunos que frequentaram as disciplinas de Empreendedorismo e Empreendedorismo e Criação de Empresas no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Foi aplicado um inquérito a estudantes de Empreendedorismo do IPS, no qual foram recebidas 90 respostas. Os resultados deste estudo empírico fornecem informações importantes que permitem o desenvolvimento de um currículo apropriado e de programas extra curriculares mais adequados para diferentes padrões de perfis empreendedores.
- Compromisso com a responsabilidade social em Portugal: um estudo comparativo entre as áreas metropolitanas de Lisboa e do PortoPublication . Gil, Maria Teresa Nevado; Paiva, Inna de Sousa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica
- Empreendedorismo cívico como gerador de desenvolvimento local: o caso da Aldeia Desportiva Ribeirinha promovida pela Agência Local de Sarilhos PequenosPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK
- Housing cooperatives in Portugal: the end of social purposesPublication . SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Carvalho, Luísa Margarida Cagica
- Innovation in energy sector: a comparative study in Brazil and PortugalPublication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Porto, Geciane; Costa, Priscila Rezende da
- Inovação e responsabilidade social na educação empreendedora – o caso da atividade pedagógica “Empreendedor responsável por 1 dia”Publication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida CagicaA sociedade atual baseada no conhecimento valoriza o papel da inovação. Esta contribui para uma sociedade mais empreendedora e geradora de mais crescimento económico, de mais emprego e mais competitiva. Assim, a educação para o empreendedorismo ganha uma relevância cada vez maior, e a aquisição de atitudes e competências empreendedoras por parte dos estudantes, torna-se um fator diferenciador muito valorizado pelo mercado de trabalho. Por todo o mundo surgem programas educacionais de empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e reconhecendo a importância deste assunto na educação dos jovens. Novas metodologias de ensino são desenvolvidas e testadas, e o learning by doing, e o trabalho desenvolvido pelos estudantes tão próximo quanto possível de ambientes de trabalho reais, são cada vez mais importantes. Este artigo tem como objetivo geral descrever uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina de empreendedorismo, no 3º ano de licenciatura, nos cursos de Marketing, Gestão da Distribuição e Logística, Gestão de Recursos Humanos e no 2º ano de licenciatura do curso de Gestão de Sistemas de Informação, na Escola Superior de Ciências Empresariais, no Instituto Politécnico de Setúbal. O principal objetivo desta atividade consiste em que os estudantes passem pela experiência de serem empreendedores, desenvolvendo um mini-negócio, desde o surgimento da ideia de negócio até à sua concretização. Especificamente pretende-se relatar as várias fases envolvidas, salientado aspetos relevantes em cada um, assim como compreender, as atitudes e competências empreendedoras desenvolvidas, as dificuldades sentidas e estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento da atividade. Os resultados do estudo, suportados em dados obtidos através de focus group com estudantes permitiram concluir a utilidade desta atividade, em termos de atitudes empreendedoras desenvolvidas, assim como em termos de capacidade de reflexão e de aprendizagem com os erros e dificuldades vividas.
- O Papel Dos Business Innovation Centers Na Promoção Do Empreendedorismo: Um Estudo Em Portugal ContinentalPublication . SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Carvalho, Luísa Margarida Cagica
- Parcerias para o empreendedorismo entre o ensino superior e o ensino secundário: o caso do programa IPS junior challengePublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Costa, Teresa; Mares, PedroA cultura empreendedora poderá alavancar o processo de desenvolvimento económico dos países. Neste sentido, a educação empreendedora não só deve fazer parte das políticas públicas educacionais, como deve ser definitivamente inserida nos programas curriculares do ensino básico ao superior. Este trabalho pretende, em primeiro lugar, enquadrar do ponto de vista teórico a promoção do empreendedorismo no ensino secundário em parceria com o ensino superior, e, em segundo lugar, avaliar a auto percepção dos participantes no programa IPS Junior Challenge, relativamente ao seu perfil empreendedor e analisar os resultados inerentes à sua participação neste programa. Para esse efeito, foi aplicado um inquérito aos 61 estudantes participantes no programa e efetuada uma análise descritiva dos dados, de onde se extraíram um conjunto de conclusões. Desse conjunto de conclusões, salientam-se o impacto positivo do programa analisado, assim como, uma forte percepção das capacidades empreendedoras por parte dos estudantes e da sua crescente percepção da importância do empreendedorismo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.