IPS - ESCE – DEG - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESCE – DEG - Comunicações em congressos by Author "Almeida, António Fernando de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Será o benchmarking um instrumento estratégico de internacionalização?Publication . Almeida, António Fernando de; Dominguinhos, PedroO benchmarking, ao longo dos últimos trinta anos, tem sido reconhecido como uma iniciativa para a melhoria contínua dos processos e mais amplamente, por contribuir para a excelência do negócio nas organizações. Nestas, as principais causas dos desajustes de desempenho, poderão estar ligadas ao desconhecimento das melhores práticas existentes em cada sector de actividade, para explicar as variações que ocorrem ao longo do processo de negócio. Estas variações, no caso de não existirem comparações, não serão tão profundamente analisadas, como as que tiverem padrões de comparação. Assim, para melhorar o desempenho, as melhores práticas têm de ser comparadas, incorporadas e monitorizadas nas organizações. Tendo em vista esta problemática, e de como incrementar o desempenho na internacionalização das empresas, é objectivo deste artigo apresentar e verificar a utilização do benchmarking e da sua importância no processo de internacionalização das PME, através de estudo de casos. O estudo apresenta resultados, que contribuem para a identificar o que as empresas utilizam para decidir da sua internacionalização e, nomeadamente sobre a utilização ou não do benchmarking. Nesse sentido, concluí-se que a utilização pelas empresas de benchmarking, é do tipo informal, derivado em parte da utilização das redes de contactos, na comparação dos níveis de eficiência dos recursos envolvidos. Ao nível da estratégia de marketing ligada à internacionalização, concluíu-se que esta é claramente orientada para o mercado, apesar de se verificar, a existência de limitações em relação às capacidades de marketing na maioria das empresas estudadas.