ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação by Author "Abreu, Carolina Maria Luís Aires de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desigualdade triangular através do ensino exploratório: um estudo com alunos do 5.º ano do 2.º CEBPublication . Abreu, Carolina Maria Luís Aires de; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-; Martins, Nuno LopesO presente Relatório Final foi elaborado tendo em conta atividades desenvolvidas no decorrer do estágio pedagógico efetuado no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de matemática, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na Introdução é realizado um breve enquadramento acerca deste Relatório Final. A Componente Investigativa foca-se num conjunto de tarefas planificadas, aplicadas e analisadas desenvolvidas com uma turma do 5.º ano do 2.º CEB, visando identificar a influência da utilização de material manipulável, através do ensino exploratório, na aprendizagem da desigualdade triangular. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. Os dados foram recolhidos através de ficheiros áudio, de observação direta e de fotografias das produções dos alunos a partir dos quais foram realizadas as transcrições. Observou-se que a utilização de materiais manipuláveis auxiliou os alunos na compreensão do tema em estudo. Também o recurso ao ensino exploratório mostrou ser eficaz, na abordagem do tema, permitindo o surgimento de diversas estratégias de resolução. Por fim, na Componente Reflexiva é apresentada uma descrição e reflexão acerca do processo de estágio realizado em 2.º CEB.