ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional by Author "Cardoso, Ivo José Brilhante"
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- Cultura Organizacional de Manutenção e Conservação dos Bens EscolaresPublication . Cardoso, Ivo José Brilhante; Gonçalves, Cecília de AlmeidaO presente trabalho de investigação insere-se na área da Administração Educacional, centrando-se na questão da cultura organizacional de conservação e manutenção dos bens escolares. No contexto nacional atual, à data do início do estudo, o estado de conservação e modernização do parque escolar era tema frequente de debate e discussão social e política. O enquadramento teórico mobilizado para o estudo da problemática em questão focalizou-se nas questões de cultura, de cultura de escola, de cultura escolar e de cultura e clima organizacional, com uma breve referência às teorias da administração. Apresentam-se ainda as principais razões da degradação dos espaços escolares, as formas de intervenção realizadas e as orientações fornecidas pelo organismo que tutela a educação em Portugal sobre a utilização, manutenção e valorização das escolas, bem como as políticas de intervenção na renovação e requalificação do parque escolar. Do ponto de vista metodológico, esta investigação assentou numa abordagem de caráter qualitativo, numa perspetiva naturalista do tipo descritivo, interpretativo, centrada no estudo de caso de uma escola secundária com terceiro ciclo do ensino básico. Para a concretização do estudo utilizaram-se, como instrumentos de recolha de dados, o inquérito por questionário aplicado aos diversos elementos da comunidade educativa e a análise documental. A interpretação dos dados obtidos foi realizada por intermédio do cruzamento dos mesmos com a literatura pesquisada e o enquadramento legislativo relativo à problemática em causa. Neste estudo constata-se a importância da participação de toda a comunidade educativa na conservação e manutenção dos bens escolares, verificando-se que há fatores como o gosto pela escola e o envolvimento, por parte de toda a comunidade, nas decisões que fomentam essa participação, e outros que a desincentivam, tais como o distanciamento e a inadequada comunicação e ou informação entre os vários elementos dessa comunidade.