ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional by Author "Alexandre, Ana Paula Simões"
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- Impacte da certificação da qualidade ISO 9001 em educação vista pelos atores sociais: um estudo de caso numa Escola BásicaPublication . Alexandre, Ana Paula Simões; Gonçalves, Cecília de AlmeidaApós a integração de Portugal na CEE em 1986 verifica-se no nosso país uma europeização das políticas educativas, cumulativamente marcada pela influência da OCDE. Estas políticas advogam uma ideologia de modernização, referenciando o mundo da educação ao mundo empresarial. O discurso político passa pela defesa de políticas educativas de mercado de livre escolha, pela introdução de rankings e pela gestão por resultados e performance, entre outros. Face às exigências de garantia de qualidade solicitadas pela comunidade, os agentes educativos têm recorrido a referenciais de gestão de qualidade. Com a presente investigação, no âmbito do Mestrado em Administração Educacional, procurámos descrever e interpretar processos de gestão baseados nas políticas neoliberais, averiguando o impacte da certificação da qualidade ISO 9001 numa escola de ensino básico particular segundo a perceção dos stakeholders envolvidos. Para tal realizámos uma investigação qualitativa utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso e como instrumentos de recolha de dados a análise documental e o inquérito por entrevista. Face aos objetivos de investigação definidos e às questões de investigação formuladas, foi possível concluir que os principais obstáculos à aplicação de um sistema de gestão da qualidade parecem relacionar-se com a burocratização dos processos e os elevados custos financeiros associados. As principais motivações parecem estar relacionadas com a forte concorrência do mercado no ensino privado, utilizando-se muitas vezes a certificação como uma ferramenta de marketing. Os principais benefícios internos resultantes da aplicação deste sistema revelaram significativas melhorias organizacionais internas em áreas como a comunicação, a motivação dos colaboradores, a clarificação das responsabilidades e obrigações destes e uma maior consciencialização geral para o conceito de qualidade. Quanto aos benefícios externos, estes parecem estar associados a aspetos relacionados com a promoção e melhoria de imagem, sendo os resultados dos rankings publicitados como indicadores de qualidade. Uma gestão dinâmica, empenhada e capaz de empenhar, motivar e manter essa motivação ao longo de todo o processo de implementação, reunindo os recursos humanos em torno de objetivos comuns, parece constituir-se como um fator crítico de sucesso primordial.