ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica by Author "Costa, Ana Cristina Maia da"
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- A aprendizagem da leitura: análise de manuais do 1.º ano de escolaridadePublication . Costa, Ana Cristina Maia da; Araújo, Luísa; Correia, RosáriaOs manuais escolares são ferramentas fundamentais na prática letiva dos docentes, substancialmente, aqueles que são utilizados como suportes da aprendizagem da leitura no primeiro ciclo do ensino básico e, muito particularmente, no primeiro ano de escolaridade, ano em que se inicia a aprendizagem formal da leitura. O treino explícito e sistemático das correspondências grafema-fonema é considerado fundamental para o sucesso desta competência. Neste sentido, os textos dos manuais devem contribuir para do desenvolvimento da consciência fonémica, incidindo no treino das correspondências grafema-fonema e na consolidação das regras ortográficas mediante o uso de palavras descodificáveis, elementos fónicos e estruturas silábicas simples. Contudo, as práticas dos docentes mostram que estes nem sempre têm uma visão precisa acerca da leitura nem sobre as caraterísticas dos manuais para o ensino desta habilidade e baseiam as suas escolhas a partir de critérios múltiplos e pessoais, esquecendo-se, por vezes, que os manuais servem de base como procedimentos teóricos da aprendizagem. Este estudo incide na análise da forma como os manuais contribuem para a aprendizagem da leitura. Assim, foram analisados os textos com dígrafos e encontros consonantais dos três manuais mais adotados no nosso país no ano letivo 2009/2010. Visto que durante a realização deste estudo se deu a transição de um ano letivo para outro, sendo esta transição acompanhada de uma alteração no Programa disciplinar, procedeu-se também à análise dos manuais das mesmas editoras, mas editados à luz do novo programa. Com este estudo podemos concluir que nem todos os manuais têm em conta o tipo de habilidade de leitura que os seus textos deverão exercitar, de forma, a que os alunos automatizem o processo de descodificação, essencial na fase inicial da aprendizagem da leitura. Também os docentes, nem sempre têm em conta estes critérios no momento em que adotam o manual de Língua Portuguesa do 1.º ano de escolaridade, o que poderá surtir implicações na aprendizagem dos alunos, uma vez que o manual continua a ser o suporte de aprendizagem mais utilizado pelos professores.