ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) by Author "Antunes, Aurora Maria Barradas Teles"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A escola e a família face à criança com NEE:processos e estratégias a desenvolver para uma aliança produtivaPublication . Antunes, Aurora Maria Barradas TelesA escola e a família são consideradas contextos determinantes no desenvolvimento da criança com papéis complementares no processo de aprendizagem. Com base neste pressuposto, o presente trabalho tem como principais objetivos averiguar a importância da relação e colaboração destes dois agentes na educação de crianças com necessidades educativas especiais, assim como pesquisar quais os processos e estratégias a desenvolver para uma aliança produtiva. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para obter uma fundamentação esclarecida sobre o tema em questão antes de se proceder à elaboração do trabalho. Na componente teórica, fez-se referência à evolução da educação especial, da conceção acerca das necessidades educativas especiais e da escola. De seguida, abordaram-se os papéis complementares da família e da escola e a sua importância face à inclusão das crianças com necessidades educativas especiais em turmas regulares. Na componente prática, foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário, a pais e professores de crianças com necessidades educativas especiais, com o objetivo de analisar a sua relação, as suas perspetivas e atitudes face à integração escolar de alunos com estas características. Com este estudo, pretende-se então averiguar quais as estratégias que possam contribuir para a promoção de uma relação eficaz estre a escola e a família. Com base nesta investigação, objetiva-se a construção de um instrumento a ser utilizado por pais e professores de educação especial que facilite e estreite a comunicação entre estes dois agentes educativos.