ESHTE - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESHTE - Dissertações de Mestrado by Author "Albuquerque, Francisco Rodrigues Ramos Machado"
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- O futuro do Hotel Revenue Management em PortugalPublication . Albuquerque, Francisco Rodrigues Ramos Machado; Gustavo, Nuno SilvaO efeito disruptor da pandemia COVID-19 no setor hoteleiro, o crescente custo de aquisição de clientes, a elevada intensidade competitiva e as reduzidas margens operacionais que caracterizam o setor tornam a aplicação adequada do Hotel Revenue Management (HRM) mais relevante do que nunca. Baseado em Kimes (2011, 2017), o presente estudo pretende identificar e compreender quais as tendências futuras de Hotel Revenue Management em Portugal para os próximos cinco anos (2022-2027). Para tal, foram inquiridos Revenue Managers (N=30) a exercer funções no setor hoteleiro português. Objetivando a obtenção de um quadro conceptual compreensivo relativo às tendências futuras de HRM em Portugal, foram avaliadas oito distintas dimensões do Hotel Revenue Management de forma isolada, sendo posteriormente interligadas e confrontadas com o corpo de literatura existente. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que a tecnologia terá um papel cada vez mais preponderante no futuro do Hotel Revenue Management em Portugal. A tecnologia terá impactos cada vez mais significativos na distribuição do produto hoteleiro, irá atuar como driver de mudança na área e será uma das competências chave para o sucesso dos Revenue Managers em Portugal (em sinergia direta com as competências analíticas). Os resultados indicam também que o HRM se encontra numa transição de paradigma bastante significativa, passando de uma disciplina com ênfase quase exclusivo no alojamento para a sua aplicação a outros centros de receita da unidade hoteleira, nomeadamente a nível dos outlets de F&B e das Salas e Espaços para Eventos. Ainda neste âmbito, identificou se a adoção progressiva do GOPPAR como principal KPI de benchmarking competitivo no setor, em detrimento do RevPAR. Adicionalmente, verifica-se que cada vez mais unidades e cadeias hoteleiras possuem um departamento próprio de Hotel Revenue Management, tendência esta que continuará em crescimento nos próximos cinco anos. Por fim, a nível tecnológico, as ferramentas criadas especificamente para a prática do HRM – os Revenue Management Systems (RMS) – terão um impacto significativamente superior a qualquer outra ferramenta tecnológica utilizada para a aplicação do HRM.
