EM - IUEM - Psicologia Forense e Criminal
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Browsing EM - IUEM - Psicologia Forense e Criminal by Author "Bressy, Clara"
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- Experiências adversas na infância e ansiedade na idade adulta : estudo comparativo entre vítimas e não vítimas de violência nas relações de intimidade na população francesaPublication . Bressy, Clara; Almeida, TelmaEnquadramento: As experiências adversas na infância (ACEs) referem-se a eventos traumáticos vividos pelas crianças (e.g., abusos, negligência ou ambientes familiares disfuncionais). Estas experiências podem causar consequências graves, nomeadamente mais distúrbios mentais e vitimização nas relações de intimidade. Objetivos: Verificar a relação entre as ACEs e a ansiedade na idade adulta, e comparar vítimas e não vítimas de violência nas relações de intimidade (VRI) no que se refere às ACEs e à ansiedade, e analisar as variáveis que têm impacto na ansiedade. Participantes: A amostra é composta por 411 adultos franceses com idades entre 18 e 82 anos. Desses, 220 (53.5%) foram vítimas de VRI. Método: Os participantes responderam a um protocolo online constituído por um questionário sociodemográfico, uma checklist de vitimação de VRI, o Adverse Childhood Experiences International Questionnaire e o Generalized Anxiety Disorder Questionnaire. Resultados: Em ambos os grupos, os nossos resultados mostram uma correlação positiva entre as ACEs e os sintomas de ansiedade na idade adulta. A exposição à violência doméstica e ao bullying durante a infância, assim como a vitimização por VRI na idade adulta, revelam-se fatores preditivos da ansiedade. As vítimas de VRI foram mais expostas às ACEs e apresentam níveis mais elevados de sintomas de ansiedade em comparação com as não-vítimas. O envelhecimento parece desempenhar um papel na diminuição da ansiedade. Conclusão: Este estudo destaca a relação entre as ACEs e a ansiedade, mostrando que as vítimas de VRI estão mais suscetíveis à vivência de ACEs e de apresentar mais sintomas de ansiedade. Seria pertinente, implementar programas de prevenção nas escolas para minimizar as consequências a longo prazo das ACEs.