EM - IUEM - Análises Clínicas
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Browsing EM - IUEM - Análises Clínicas by Author "Claro, Bernardo Filipe Emídio"
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- Impacto da Covid-19 na saúde dos estudantes universitáriosPublication . Claro, Bernardo Filipe Emídio; Ribeiro, Carlos ZagaloIntrodução: O novo coronavírus, SARS-CoV-2, causou uma pandemia mundial e como resultado houve alterações na saúde em geral, sendo os estudantes universitários um dos grupos mais afetados. Objetivo: Avaliar o impacto da COVID-19 na saúde dos estudantes universitários. Descobrindo quais os sintomas mais prevalentes. Qual o impacto tido na sua saúde mental. Quais as mudanças nos seus estilos de vida. Verificar a existência de possíveis associações entre variáveis. Quais os seus comportamentos individuas (testagem e vacinação). Qual a sua confiança no trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde. Metodologia: A recolha de dados realizou-se através da aplicação de um questionário, preenchido por alunos da Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, utilizando a plataforma Google Forms. Constituído por questões onde os participantes apenas poderiam assinalar uma opção em cada pergunta, indo estas de encontro ao objetivo. O tratamento estatístico realizou-se através do programa informático IBM SPSS. Resultados: Entre os 221 alunos que fizeram parte deste estudo, 100 já teve COVID-19, sendo os sintomas mais frequentes tosse, fadiga, cefaleias, rinorreia e mialgias. A maior alteração tida na sua saúde mental foi o aumento da ansiedade (N=142) e no estilo de vida a prática de menos atividade física (N=127). Os resultados obtidos sugerem que há uma associação entre as seguintes variáveis: Sexo, Stress, Ansiedade, Tabaco, Alimentação menos Saudável com a variável COVID-19 e Stress e Ansiedade com a variável Sexo. Do total de alunos que participou neste estudo, 216 já realizou pelo menos um teste para deteção do vírus, 216 foram vacinados e 211 revelou ter confiança no trabalho realizado pelos profissionais de saúde. Conclusão: Esta pandemia causou um impacto profundo nos estudantes universitários, alterando o seu estado de saúde. Apoio psicológico e social deve ser fornecido pelas instituições de ensino superior promovendo uma saúde plena dos seus estudantes.
