ESEJD - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar by Author "Martins, Susana Carina Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Martins, Susana Carina Ferreira; Almeida, José Maria deO trabalho aqui desenvolvido tem como tema “Relatório de Estágio Profissional I, II e III”, e pretende aprofundar as práticas experienciadas e observadas na realidade educativa, através de relatos realizados e devidamente fundamentados. Alguns recursos, planeamentos, estratégias e atividades também são devidamente explorados/as, assim como os dispositivos de avaliação, sendo que o relatório está dividido em 4 capítulos: relatos de estágio; planificação; dispositivos de avaliação e uma proposta de uma atividade através da metodologia de trabalho de projeto. No primeiro capítulo é possível verificar várias práticas, não só das educadoras, onde realizei o estágio, como também pessoais, e observar ainda a descrição de diversos materiais lúdicos e didáticos que foram utilizados ao longo do período de estágio. No segundo capítulo, apresento várias planificações de atividades realizadas com crianças de diferentes idades, em que as estratégias, os recursos e os componentes desenvolvidos e trabalhados são diversificados. No capítulo da avaliação, desenvolvi três propostas de trabalho de diferentes áreas e aplicadas em diferentes grupos, para que seja possível realizar a avaliação das propostas. Na educação pré-escolar, as grelhas são apenas de observação, com vista a verificar o desenvolvimento gradual das crianças, que, como sabemos, cada uma tem o seu tempo. Por último, o capítulo 4 compreende um trabalho de projeto, pensado para ser realizado com um grupo de crianças de 5 anos de idade. Este trabalho está desenvolvido com todas as etapas que um trabalho de projeto exige para que possa ser aplicado. Com a elaboração deste relatório, pretendeu-se apresentar os dados de todo o processo formativo que uma estagiária, futura educadora, desenvolveu nas diferentes etapas do estágio profissional, dos conhecimentos apreendidos, das capacidades desenvolvidas e, sobretudo, da reflexão que é necessário fazer sobre a prática pedagógica enquanto estagiária.