ESEJD - Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by Author "Roberto, Tânia Alexandre Morais"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprender para ajudar - PHDAPublication . Roberto, Tânia Alexandre MoraisO presente estudo teve como objetivo investigar que estratégias poderão ser implementadas na sala de aula e fora dela, de modo a dar resposta a um aluno com PHDA. Esta temática surge devido a, cada vez mais, os professores serem confrontados com alunos com PHDA e por vezes não saberem dar as “respostas” mais corretas aos mesmos. Assumiu a forma de estudo de caso, onde foram realizados entrevistas a um aluno com PHDA e ao seu encarregado de educação, precedido de um inquérito a um grupo de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico de um colégio privado, da área metropolitana de Lisboa. Com este estudo, foi possível verificar que os professores desempenham um papel muito importante, não só no processo de ensino aprendizagem, mas também na intervenção junto da família. Os participantes demonstram ter conhecimento sobre o PHDA, no que diz respeito às características bem como às estratégias a utilizar. No quotidiano do seu trabalho com estas crianças, revelaram utilizar metodologias diferentes e diversificadas.