Comunicações em Congressos
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Browsing Comunicações em Congressos by Author "Arco, Helena"
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- Cidades amigas das pessoas idosas - alguns dados exploratórios do Concelho de PortalegrePublication . Oliveira, Paula; Arco, Helena; Costa, Andreia; Arriaga, Miguel; Louro, Olga; Roque, Sofia; Alves, João Emílio; Dionísio, Bruno; Martins, Alexandre; Panaças, Luísa; Bravo, Maria de DeusPara a OMS “O envelhecimento ativo é o processo de otimização de condições de saúde, participação e segurança, de modo a melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem” dependendo de vários fatores, influências e sentimentos (OMS, 2007 citado em FCG, 2009: 5). Assim é essencial conhecermos as condições de vida destas pessoas, contemplando dimensões ligadas à territorialidade ao nível dos espaços lúdico-desportivos, habitacionais, de transporte, serviço comunitário e saúde. Importa perceber ainda a forma como é efetuada a participação e inclusão social, a participação cívica bem como as potencialidades e constrangimentos da comunicação e informação que é disponibilizada ao idoso, tendo como objetivo último melhorar as condições oferecidas aos idosos. Foi objetivo deste trabalho, gerar um retrato local onde as pessoas idosas e instituições possam fazer a sua autoavaliação e registar os progressos efetuados baseado em perceções. Como estratégia metodológica, utilizámos o questionário elaborado pela OMS e cedido em Portugal pela Associação Vida.
- Cuidar de quem CuidaPublication . Arco, HelenaVivemos hoje na sociedade da inclusão, onde a Igualdade na Diferença é incentivada. As pessoas com necessidades especiais estão cada vez mais inseridas nos quotidianos de educação, trabalho e sociais, contudo também conhecemos os enormes desafios que muitas vezes se colocam, agravados particularmente durante a pandemia por COVID-19, onde os cuidadores, foram mais uma vez o pilar de suporte.
- E depois da experiência, o que fica? (Parte I)Publication . Arco, HelenaAs novas exigências com as quais se confronta o ensino superior assentam numa formação onde é cada vez mais reconhecido o interesse de envolver na gestão do sistema de ensino/formação, uma maior diversidade de actores sociais, ensaiando modalidades de articulação consubstanciadas em redes de cooperação, onde o estudante é participante activo. Importa por isso analisar, a forma como são articulados os saberes oriundos da escola com as experiências clínicas vivenciadas em contexto real de trabalho ao longo do Curso de Licenciatura em Enfermagem, para caracterizar os impactos que estas experiências têm na estruturação da percepção dos estudantes, acerca das funções do enfermeiro e das repercussões destas no seu processo de desenvolvimento.
