ESSCVP - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica – Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto
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Browsing ESSCVP - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica – Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto by Author "Rodrigues, Mónica"
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- Intervenção Psicoeducacional para Cuidadores de Pessoas com Cognição Comprometida: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Rodrigues, MónicaEste relatório descreve o percurso académico no âmbito da Unidade Curricular- Estágio com Relatório do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, tendo como objetivos: demonstrar o desenvolvimento das competências comuns, especifica e de mestre, no âmbito dos cuidados de enfermagem especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica; demonstrar o desenvolvimento de competências específicas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica na Psicoeducação em cuidadores de pessoas com cognição comprometida. A metodologia utilizada foi a descritiva analítica e crítico-reflexiva, integrando a experiência nos diferentes contextos de estágios com a melhor evidência científica, e com os referenciais da profissão. O Modelo de Transições de Afaf Meleis foi utilizado como referencial teórico para estruturar e adaptar as intervenções às necessidades individuais. Os estágios desenrolaram-se em diversos contextos clínicos, proporcionando uma experiência abrangente e diversificada. Ao longo destes, foram sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas diversas intervenções especializadas, destacando-se a implementação do programa psicoeducativo, "Es (tar) com Demência", direcionado à capacitação dos cuidadores de pessoas com cognição comprometida. Durante os estágios, foram desenvolvidas competências tanto comuns como específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP), destacando-se na gestão de crises, planeamento e intervenções especializadas. O foco das intervenções esteve na gestão eficaz das crises e na integração da pessoa para garantir um acompanhamento contínuo e de qualidade. O planeamento de cuidados e a articulação em rede foram determinantes para assegurar uma abordagem coordenada e personalizada, alinhada com as necessidades dos utentes. Este percurso formativo permitiu, ainda, a consolidação das competências de mestre, com destaque na investigação, na liderança clínica e na capacidade de desenvolver projetos inovadores orientados para a melhoria contínua dos cuidados em Saúde Mental.
