IPC - ESTGOH - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPC - ESTGOH - Dissertações de Mestrado by Author "Albino, Raquel Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcasPublication . Albino, Raquel Almeida; Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaA presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a espiritualidade do consumidor e o marketing relacional, sob a perspetiva da satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade do consumidor. Este trabalho responde a uma lacuna da literatura, pois existe uma escassez de estudos que investigam a relação da espiritualidade com construtos de marketing, em particular de marketing relacional. A partir dos construtos mencionados, foi proposto um modelo de investigação e realizado um estudo empírico, com uma amostra de 245 inquiridos. Através do tratamento estatístico com a metodologia partial least squares, conclui-se que a espiritualidade do consumidor influencia diretamente a satisfação, o compromisso e o envolvimento, exercendo também uma influência indireta na confiança e na lealdade do consumidor à marca. Com base nos resultados este estudo apresenta contribuições académicas, uma vez que fornece suporte empírico adicional às relações entre a espiritualidade, satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade, contribuindo para o preenchimento da lacuna identificada na literatura. Por outro lado, também apresenta contribuições para o mundo empresarial, ajudando as marcas a compreender melhor o consumidor, a alinhar os valores com os princípios espirituais e, consequentemente, a melhorar o relacionamento com o consumidor, impulsionando a sua lealdade.