ESEJD - Mestrados - Formação de Docentes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEJD - Mestrados - Formação de Docentes by Author "Almeida, Eva da Conceição Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Almeida, Eva da Conceição Martins; Ruivo, Isabel Maria SilvaEste Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV tem como objetivo apresentar uma análise sobre a importância da intervenção da supervisão pedagógica, reunindo a informação mais relevante obtida ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (MEPE1C), iniciado em setembro de 2020 e terminado em julho de 2022. O relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Trabalho de Projeto. Os mesmos são apresentados através de uma contextualização e desenvolvidos com análises objetivas e inferências suportadas cientificamente por autores de referência. No primeiro capítulo reúnem-se dez relatos de estágio que achei pertinentes destacar. Nestes relatos são mencionadas atividades/aulas que observei e lecionei. Este capítulo apresenta atividades/aulas das valências pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo mostra oito planificações realizadas por mim ou por educadoras/professoras. Após a apresentação da planificação em quadro, é explicada a sua conceção, a sua execução e as estratégias e recursos utilizados, considerando a relevância das mesmas. O terceiro capítulo reúne quatro dispositivos de avaliação: um de Educação Pré-Escolar e três de 1.º Ciclo do Ensino Básico, todos elaborados e aplicados por mim. No quatro capítulo é apresentado um projeto intitulado Saudavelmente Saudável. Este tem como objetivo promover uma alimentação saudável e simultaneamente consciencializar as crianças e os encarregados de educação para um Mundo mais sustentável. Por último, o relatório termina com uma reflexão final, na qual abordo um pouco do meu percurso académico bem como a experiência vivida ao longo desta etapa de formação no Mestrado Profissional.