ISPG - CID - Politécnica
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Browsing ISPG - CID - Politécnica by Author "Andrês, Adelina"
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- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E NOMEAÇÃO DE CARGOS DE CONFIANÇA NO IFMTPublication . Lima, Vanessa; Morais, José C.; Andrês, AdelinaA nomeação de cargos de confiança na rede federal de ensino; regida pela Lei nº 8.112/1990; é limitada a servidores efetivos. Esta pesquisa analisa o impacto da gestão no IFMT-SVC na nomeação desses cargos; propondo um modelo de gestão por competências. Utilizou-se um estudo de caso quantitativo com 25 servidores. Os resultados mostram a ausência de critérios formais de gestão por competências; com nomeações baseadas em relações pessoais e falta de um programa estruturado. As limitações incluem o tamanho reduzido da amostra e uma greve durante a coleta de dados. Este estudo é pioneiro no campus; destacando a necessidade de institucionalização e capacitação para desenvolver competências e promover transparência na gestão.
- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E NOMEAÇÃO DE CARGOS DE CONFIANÇA NO IFMTPublication . Lima, Vanessa; Morais, José C.; Andrês, AdelinaA nomeação de cargos de confiança na rede federal de ensino; regida pela Lei nº 8.112/1990; é limitada a servidores efetivos. Esta pesquisa analisa o impacto da gestão no IFMT-SVC na nomeação desses cargos; propondo um modelo de gestão por competências. Utilizou-se um estudo de caso quantitativo com 25 servidores. Os resultados mostram a ausência de critérios formais de gestão por competências; com nomeações baseadas em relações pessoais e falta de um programa estruturado. As limitações incluem o tamanho reduzido da amostra e uma greve durante a coleta de dados. Este estudo é pioneiro no campus; destacando a necessidade de institucionalização e capacitação para desenvolver competências e promover transparência na gestão
- PLANEAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DE MATO GROSSOPublication . Silva, Marcelo; Andrês, Adelina; Morais, José C.A autoavaliação institucional no Brasil é um processo reflexivo que envolve a comunidade académica; coordenado pela Comissão Própria de Avaliação; conforme a Lei n.º 10.861/2004. Este estudo analisa a sua influência da autoavaliação institucional no planeamento estratégico do Instituto Federal de Educação; Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Adotando uma metodologia mista; exploratória; bibliométrica e documental; combinando abordagens qualitativas e quantitativas; foi realizado um inquérito por questionário a servidores da Instituição. Os resultados mostram que a autoavaliação institucional é reconhecida como essencial para o planeamento estratégico; mas as ações dos gestores atendem parcialmente ao Plano de Desenvolvimento Institucional e a relatórios de auatoavaliação. Propõe-se para pesquisa futuras; um framework alinhado ao planeamento estratégico para gerar indicadores robustos; aprimorar decisões estratégicas e tornar as intervenções mais eficazes nas diretorias e pró-reitorias.