IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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Browsing IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by Author "Antunes, Maria Joaquim"
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- O tempo de estudo autónomo como forma de promoção dos valores em crianças no 1º ciclo do ensino básico:Publication . Antunes, Maria Joaquim; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e também no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os estágios foram desenvolvidos numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) quer o do Pré-escolar, quer o do 1º ciclo do Ensino Básico. A nossa investigação decorreu mais especificamente numa turma do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, numa turma com vinte e nove crianças, sendo onze do sexo feminino e dezoito do sexo masculino. Este modelo privilegia o desenvolvimento da autonomia dos alunos para que estes sejam capazes de resolver problemas, dar opiniões críticas, refletir e ter um papel interventivo na sua aprendizagem. Neste modelo Pedagógico, o desenvolvimento das competências de autonomia, alicerçadas aos valores, fazem parte das rotinas diárias do grupo nomeadamente nos momentos dedicados ao Tempo de Estudo Autónomo (TEA).). Desta forma, este relatório teve como principal objetivo compreender de que modo o tempo de estudo autónomo (TEA) pode contribuir para o desenvolvimento dos valores em crianças de primeiro ciclo. A presente investigação foi desenvolvida segundo a metodologia qualitativa, sendo um estudo de caso, uma vez que quisemos analisar uma realidade singular, sem generalizações para outros contextos. Da pesquisa fazem parte técnicas de recolha de dados que deram suporte à investigação, como as entrevistas; registos no diário de bordo e observação direta e participante. Neste contexto, para dar resposta à questão de partida, dividimo-la em cinco objetivos que serviram de suporte ao nosso trabalho. Deste estudo surgiram um conjunto de considerações que podemos analisar para verificarmos que o tempo de estudo autónomo contribui para a promoção dos valores em crianças no 1º ciclo do ensino básico.