ESEP - Comunicações
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Browsing ESEP - Comunicações by Author "Apóstolo, João"
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- Competências do enfermeiro de cuidados gerais em Cuidados de Saúde PrimáriosPublication . Guedes, Virgínia; Apóstolo, João; Figueiredo, MariaEnquadramento: A ideologia dos cuidados de saúde primários está claramente presente nos princípios norteadores da enfermagem, representando desta forma um contexto favorável ao desenvolvimento das competências da profissão. Este estudo pretende verificar de que forma as competências do enfermeiro de cuidados gerais são compreendidas e concretizadas ao nível dos cuidados de saúde primários. Metodologia: É um estudo exploratório-descritivo de natureza quantitativa numa amostra de 46 enfermeiros de cuidados gerais a trabalhar em cuidados de saúde primários, cujos dados foram recolhidos através de um questionário. Resultados: Verificamos que existe uma relação significativa entre a compreensão teórica do significado da competência e a sua concretização. As competências mais concretizadas relacionam-se com o domínio da prática profissional, ética e legal, operacionalizadas através de intervenções ligadas à protecção do direito do cliente, à gestão do processo clínico, à informação adequada ao cliente sobre as intervenções realizadas e actuação de acordo com linhas de orientação preestabelecidas. As competências menos concretizadas relacionam-se com a participação em programas de melhoria contínua da qualidade e actuação em situações de catástrofe. Conclusão: A compreensão dos conteúdos ligados a cada uma das competências é um factor preditivo à concretização das mesmas. No entanto, deverão estar também outros factores associados às variações dos resultados, uma vez que a competência é um processo dinâmico que resulta da biografia do sujeito, formação e situação profissional.
- As práticas dos enfermeiros de cuidados de saúde primários na avaliação familiar: contributos do processo formativo sobre o MDAIFPublication . Oliveira, Palmira; Figueiredo, Maria; Leite, Carlinda; Apóstolo, JoãoIntrodução: A saúde de cada família repercute-se na saúde das populações, pela constante interação com o ambiente onde se insere e pelas funções sociais inerentes. O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) é um referencial teórico que permite a identificação das necessidades, das forças e recursos das famílias, sendo utilizado em processos de formação contínua dos enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários (CSP). Objetivo: Avaliar o contributo da formação sobre o MDAIF, nas práticas de avaliação familiar dos enfermeiros dos CSP. Metodologia: Estudo de caso descritivo. Participaram 49 enfermeiros no momento pré-formação e 43 no pós-formação. Preencheram um formulário de questões abertas aplicado nos dois momentos formativos. A informação foi sujeita a análise de conteúdo com categorização à posteriori. Resultados: Nas áreas de atenção avaliadas no momento pré-formação, emergiram como categorias: “áreas de atenção MDAIF” (prestador de cuidados, processo familiar, edifício residencial, …); “dados avaliativos MDAIF” (ciclo vital, classe social….); “áreas de atenção individuais” (solidão, bem estar,…)… No pós-formação, emergiram as categorias: “dimensões MDAIF” incluindo “áreas de atenção MDAIF” e, apenas 2 unidades de registo para a categoria “áreas de atenção individuais”. Discussão: As práticas dos enfermeiros de CSP são orientadas para um número elevado de ações focadas nos cuidados a cada membro da família, assumindo-se esta, enquanto contexto de cuidados, no momento pré-formação. Após a formação, as práticas descritas refletem uma mudança, baseada na utilização do MDAIF (Figueiredo, 2012), enquanto modelo conceptual sistémico definidor da ação, em que a família passa a ser o alvo dos cuidados objetivando a reciprocidade da saúde familiar e individual. Conclusão: É sugestivo de que o processo formativo permitiu aos enfermeiros de CSP, a reestruturação das práticas de avaliação à família enquanto cliente, possibilitando uma repercussão positiva em ganhos em saúde, na medida, em que representa a primeira fase do processo de enfermagem.