ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico by Author "Botelho, Leonor Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Botelho, Leonor Marques; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional reúne reflexões e aprendizagens construídas ao longo dos Estágios I, II, III e IV do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizados na Escola Superior de Educação João de Deus entre setembro de 2023 e julho de 2025. Organizado em quatro capítulos, o presente trabalho articula momentos de observação, planeamento, intervenção pedagógica e investigação, a partir da realidade concreta das escolas onde estagiei e das experiências que fui vivendo. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de aulas ou atividades que considerei significativas, observadas ou dinamizadas por mim, nas diferentes valências do 1.º e 2.º Ciclos. Para cada uma, procuro refletir de forma crítica, fundamentando com autores e documentos de referência. No segundo capítulo, incluo oito planificações, organizadas em quadros e acompanhadas de uma análise que justifica as opções metodológicas e os recursos utilizados. O terceiro capítulo centra-se na avaliação das aprendizagens, através da apresentação de quatro dispositivos de avaliação aplicados em aulas de Estudo do Meio, Português, Ciências e Matemática. Para cada um, contextualizo a atividade, explicito os critérios definidos, apresento os resultados obtidos e proponho interpretações e estratégias de melhoria fundamentadas na literatura. No quarto capítulo, desenvolvo uma proposta de projeto educativo: “Projetos amigos do ambiente”, dedicada à educação ambiental e orientada pela metodologia de aprendizagem por projetos (Project-Based Learning), focando a problemática da poluição por plásticos e na promoção de hábitos sustentáveis no contexto escolar. Este relatório procura, acima de tudo, documentar um percurso formativo vivido com empenho e sentido. Mais do que um conjunto de atividades, representa uma construção pessoal e profissional que parte da prática, dialoga com a teoria e se orienta por uma ideia de escola onde se aprende com sentido, com os outros e com o mundo.
