UE - TDM - Teses de Doutoramento e Mestrado
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Browsing UE - TDM - Teses de Doutoramento e Mestrado by Author "Abreu, Carlota Seabra Cancela Onofre de"
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- A associação de Instagram Influencers a causas sociais: uma análise sobre o impacto nos seus seguidoresPublication . Abreu, Carlota Seabra Cancela Onofre de; Herter, Márcia; Soares, Raquel ReisCom o advento da Internet, os social media tornaram-se ferramentas para produzir e partilhar conteúdo instantâneo. Foi assim que surgiram os influenciadores digitais (do inglês digital influencers), responsáveis por um considerável impacto na formação de opinião dos seus seguidores. A literatura sugere que os influencers são criadores de conteúdo que acumulam uma base sólida de seguidores nas suas redes sociais. A partilha de conteúdo foi estimulada pelas marcas para que os influencers promovessem os seus produtos online, recriando a sua imagem de marca entre os seguidores. A evolução do conteúdo online originou várias parcerias, incluindo a associação de influencers a causas sociais. No entanto, as parcerias dentro do marketing de influência não são isentas de riscos, devido aos motivos comerciais envolvidos. Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral compreender de que forma os influencers, ao se associarem a causas sociais através do Instagram, podem influenciar os seus seguidores. Especificamente, o presente estudo pretende (1) entender como é que a associação de influencers a causas sociais através do Instagram pode afetar a atitude dos seus seguidores, (2) compreender de que forma a associação de influencers a causas sociais no Instagram, pode modificar a perceção de autenticidade perante os seus seguidores, (3) analisar de que forma a associação de influencers no Instagram a causas sociais pode modificar a intenção dos seguidores de se associarem à mesma causa promovida pelo influencer e por último, (4) compreender a proximidade da associação entre a causa social e a imagem do influencer. Para a realização do presente estudo, foi elaborada uma pesquisa quantitativa, utilizando o método experimental. Com base nos principais resultados obtidos, mais concretamente na verificação da importância de conteúdos genuínos e verdadeiros por parte dos influencers, e consequentemente, na associação dos influencers a causas sociais que sejam consistentes com o seu perfil, serão realizadas discussões que envolvem a área de comunicação digital, dos influencers, do marketing de influência e das causas sociais.