IADE-U – Teses de Doutoramento
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Browsing IADE-U – Teses de Doutoramento by Author "Peres, Cátia Alexandra dos Santos"
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- Liberated words: a method of analysis on graphical language and discourse in the animated film and in the work of Hayao MiyazakiPublication . Peres, Cátia Alexandra dos Santos; Côrte-Real, Eduardo; Graça, Marina EstelaEsta tese analisa a construção de significado e linguagem gráfica das imagens animadas. A análise centra-se na relação criada entre conteúdo, forma e movimento e no seu discurso gráfico resultante, dando visibilidade a uma parte fundamental da atividade e evolução humana, a construção de significado através da forma das imagens. Para este propósito analisa o caso de estudo de dez longas metragens que constituem a obra do realizador Japonês, Hayao Miyazaki produzidas pelo lendário estúdio Ghibli. No âmbito de design, esta tese cruza diferentes campos disciplinares dentro da área gráfica nomeadamente estudos de cultura visual, na análise do conteúdo nas imagens, estudos de design gráfico, na análise dos elementos formais que geram significado nas imagens, estudos de animação na análise do discurso gráfico e movimento resultante que gera significado nas imagens. O resultado do cruzamento destas áreas convergem numa contextualização desta tese num modelo teórico e num modelo prático de análise do filme animado e dos seus elementos constituintes fundamentalmente gráficos. No modelo teórico esta tese enquadra, propõe e define os domínios do filme animado relacionando: (a) Produção (processo de fabricação de significado nas imagens), (b) Imagem (recursos formais e gráficos de significado nas imagens) e (c) consumo e recepção cultural (interpretação de significado nas imagens) com enfâse no discurso gráfico resultante. No modelo prático de análise da linguagem gráfica em animação esta tese centra-se no elemento (b) para responder à questão da investigação de como é que a construção do significado é construída no filme animado nos seus elementos gráficos de linguagem e discurso. A metodologia utilizada apresenta uma análise qualitativa dos filmes segundo o modelo proposto em categorias fundamentais da criação de significado em animação e elabora uma análise dos resultados segundo padrões de ocorrências e exceções que resultam numa conclusão dos resultados obtidos. A contribuição do conhecimento desta tese propõe: a contextualização e alargamento teórico dos campos disciplinares para a análise gráfica do filme animado, a proposta de um modelo teórico dos seus domínios, a proposta de um modelo prático de análise, e ainda os resultados específicos da aplicação do modelo ao caso de estudo escolhido, a obra do realizador Hayao Miyazaki.