EM - IUEM - Psicologia Clínica e da Saúde
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EM - IUEM - Psicologia Clínica e da Saúde by Author "Duarte, Inês Filipa Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre a ansiedade e desempenho a matemática em estudantes universitários portugueses : o papel mediador da fluência aritmética e da memória de trabalhoPublication . Duarte, Inês Filipa Lopes; Querido, LuísA Ansiedade Matemática (AM) é uma problemática amplamente estudada devido ao seu impacto negativo significativo no desempenho académico de estudantes em diversos ciclos de estudo em todo o mundo. Em Portugal, onde osestudos sobre o tema ainda são escassos, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre a AM e o Desempenho Matemático (DM) em estudantes universitários, explorando o potencial papel mediador da Fluência Aritmética (FA) e da Memória de Trabalho (MT). Para tal, este estudo incluiu a adaptação da Abbreviated Mathematics Anxiety Rating Scale (A- MARS) para a população portuguesa. A investigação foi realizada com uma amostra de 106 estudantes universitários (19,8% do sexo masculino; 80,2% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos. Os participantes foram avaliados com a versão adaptada da A-MARS, o Inventário de Ansiedade Estado-Traço (IAET), a Tarefa de Fluência Aritmética, o Subteste Aritmética e o Subteste Memória de Dígitos da WAIS-III. Os resultados indicaram uma correlação negativa significativa fraca entre a AM e o DM, sugerindo que níveis mais elevados de AM estão associados a um DM inferior. Embora a MT não se tenha mostrado uma variável mediadora dessa relação, a FA exerceu um papel mediador significativo, atenuando os efeitos da AM sobre o DM. Isso sugere que a AM impacta o DM principalmente através da sua influência na FA. Estes resultados ressaltam a importância de implementar intervenções focadas na redução da AM, evidenciando como as experiências negativas podem prejudicar a aquisição de competências matemáticas fundamentais e, consequentemente, afetar o desempenho dos estudantes ao longo do seu percurso escolar.