IPS - ESCE - DCOGRH - Comunicações em congressos
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Browsing IPS - ESCE - DCOGRH - Comunicações em congressos by Author "Alves, Natália"
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- Carreiras profissionais: novos caminhos para as relações de trabalho?Publication . Almeida, António José; Marques, Maria Amélia; Alves, NatáliaApesar da gestão de carreiras ser uma preocupação recente no quadro da gestão das relações de trabalho, é hoje evidente a crise em que se encontra a forma tradicional de abordagem desta problemática. Tendo nascido para assegurar a satisfação das necessidades de quadros superiores e intermédios com que as empresas se deparavam no âmbito de um sistema de relações de trabalho dualista e fortemente hierarquizado, a carreira profissional era concebida como um processo cumulativo através do qual se ascendia na estrutura hierárquica das organizações, à imagem das tradicionais concepções evolucionistas da vida social. Contudo, as transformações em curso nas sociedades "desenvolvidas" têm vindo a fazer com que estejamos hoje confrontados com a necessidade de questionar esta abordagem evolucionista. Para essas transformações tem vindo a contribuir um conjunto diversificado de factores dos quais salientamos: · factores de natureza organizacional que se prendem com o crescente achatamento e emagrecimento das estruturas e com o recurso ao outsourcing diminuindo, desta forma, o número de oportunidades de progressão vertical; · factores de natureza ambiental que resultam do aumento do desemprego, da importância da formação contínua e do dinamismo do mercado de trabalho que fazem com que as carreiras profissionais sejam cada vez mais atravessadas por ciclos de emprego, desemprego e formação gerando descontinuidades permanentes. É a partir desta encruzilhada que nos posicionamos para questionar não só a pertinência do conceito de carreira profissional, mas também as diferentes abordagens a partir das quais podemos perspectivar o futuro por forma a discutir os novos caminhos que se abrem às relações de trabalho.
- Contributos para a caracterização da rede de formação da região de setúbal: do perfil das instituições ao perfil da oferta formativaPublication . Almeida, António José; Alves, Natália; Hacard-Verpoort, Samantha; Pires, Patrícia; Sousa, TiagoTendo em vista a estruturação de uma rede nacional de formação e a garantia da qualidade dos processos formativos, foi criado, em Portugal, um sistema público de acreditação/certificação de entidades formadoras, processo obrigatório para aquelas que recorrem a fundos públicos, o qual tem vindo a ser implementado desde 1997. Recorrendo ao tratamento estatístico da base de dados das entidades acreditadas/certificadas pela DGERT, procedemos à caracterização da rede de formação existente na região de Setúbal quer no que respeita ao perfil das instituições quer aos domínios de formação em que se propõem intervir. Os resultados mostram-nos uma rede de formação desigualmente distribuída pelo território, o que dificulta o acesso às qualificações e ao conhecimento por parte dos indivíduos e das empresas situadas nas zonas periféricas, e dominada pelas empresas especializadas na prestação de serviços de formação, o que pressupõe o predomínio de uma lógica de regulação da formação pelo mercado.
- Estruturas e práticas de formação profissional das médias e grandes empresas em PortugalPublication . Almeida, António José; Alves, Natália; Bernardes, Alda; Neves, Alda dos SantosTendo por base um inquérito por questionário a uma amostra de empresas com mais de duzentos e cinquenta trabalhadores, a presente comunicação procura caracterizar as estruturas e práticas de formação profissional existentes nas grandes empresas em Portugal. Dos resultados obtidos detaca-se o facto de, apesar da importância estratégica atribuída à formação, os meios humanos e financeiros bem como os instrumentos de pilotagem que a suportam nem sempre parecem adequados à sua concretização.
- Higher education in Portugal in the last decades: old trends, recent challengesPublication . Almeida, António José; Alves, Natália; Marques, Marcelo; Canário, Rui
- Inserção profissional: análise comparativa de duas áreas de formaçãoPublication . Almeida, António José; Alves, NatáliaA problemática da inserção profissional tem vindo a adquirir uma elevada visibilidade social e a ocupar um lugar de destaque na agenda da investigação científica. Tal visibilidade e destaque resultam não tanto de estarmos perante um fenómeno social novo mas, sobretudo, dos contornos que este tende a assumir num contexto em que a uma oferta crescente de diplomados com elevados níveis de escolaridade nem sempre tem correspondido uma capacidade de criação de empregos capaz de romper com o desemprego estrutural que tem sido apanágio das sociedades contemporâneas. Esta nova realidade tem feito com que os processos de inserção profissional sejam cada vez mais prolongados no tempo e atravessados por ritmos diferenciados (Charlot e Glassman, 1998; Murdoch e Paul, 2003; Alves, 2008) em função quer das dinâmicas socioeconómicas quer das estratégias dos diferentes actores sociais envolvidos de que se destacam os próprios diplomados, os responsáveis pelas empresas e os poderes públicos, estes na sua dupla condição de empregador e de regulador do funcionamento dos sistemas de educação, formação e emprego. Neste contexto, a análise comparativa do processo de inserção profissional de licenciados em Gestão de Recursos Humanos (GRH) e em Ciências da Educação (CE) adquire maior relevância, na medida em que estamos perante duas áreas de formação de criação recente correspondendo a campos de exercício profissional pouco consolidados e caracterizados por recorrerem a bases de recrutamento extremamente diversificadas. Assim, com base num inquérito por questionário a diplomados nestas duas áreas de formação, propomo-nos, com a presente comunicação, caracterizar: a composição sociográfica de ambos os grupos de diplomados, o processo de obtenção do emprego, a integração no campo profissional e a satisfação com o emprego.
- Orientações face ao futuro de jovens adultos a frequentarem cursos EFA de dupla certificaçãoPublication . Alves, Natália; Queiroga, Rita; Guimarães, Paula; Almeida, António JoséEste texto surge no âmbito de um projeto de investigação europeu YOUNG_ ADULLLT e centra-se na análise das orientações face ao futuro de jovens adultos (18 - 29 anos) que frequentam cursos de Educação e Formação de Adultos de dupla certificação. A análise é suportada teoricamente na proposta de tipologia de orientações face ao futuro de Devadason (2008) e empiricamente em 10 entrevistas biográficas a jovens adultos. Os dados recolhidos revelam uma polarização entre aqueles para quem o futuro é vago e nebuloso e os que descrevem detalhadamente os seus projetos.